Em Munique, na sede do construtor germânico, foi desvendado em press-release informando que estão trabalhando intensamente no desenvolvimento de dois novos motores, que irão revolucionar a gama das séries R e F, e que serão os futuros sucessores dos motores twin que equipam atualmente as séries R e F da BMW Motorrad.
Virá aí um novo Boxer de 4 cilindros e um novo Inline de 3 cilindros.
O boxer de dois cilindros está presente na história da BMW Motorrad e se tornou “indissociável” da marca. O primeiro modelo criado pelo génio Max Friz, a BMW R32, em 1923, deu início a tradição do motor.
A marca anunciou que está trabalhando intensamente em parceria com os italianos da Gilardoni, já na fase final de desenvolvimento do motor boxer de 4 cilindros, que subirá a cilindrada para 1400 centímetros cúbicos, mantendo 4 válvulas por cilindro e dupla árvore de comando. O novo motor será integralmente refrigerado a água, ao contrário do atual, que usa um sistema misto de refrigeração ar/água.
A atual geração boxer de 2 cilindros está praticamente no seu limite de desenvolvimento, no que concerne a potência e emissões.
Este novo motor de 4 cilindros, privilegiando os melhores atributos da configuração flat twin, que é o seu notável binário a baixos regimes, baixo centro de gravidade e melhor equilíbrio entre componentes móveis do motor, aliará a possibilidade de explorar regimes de rotação mais elevados, sem comprometer a confiabilidade, traduzindo-se em números finais mais expressivos, no que concerne a potência e velocidade máxima atingida. O flat four possibilitará potências na casa dos 160cv, face aos 125cv do atual dois cilindros.
Entra ainda a questão das emissões, sendo que o novo motor pensa e antecipa o futuro, já estando preparado para cumprir a norma Euro VI.
Segundo o construtor alemão, a primeira unidade do boxer de 4 cilindros deverá sair já em 2018, equipando a BMW R 1200 RT, sendo esta passará a desginar-se por R 1400 RT.
Espera-se que até 2020 toda a serie R da BMW Motorrad seja equipada com o novo motor.
A outra novidade, dentro do pacote de novidades, é o motor da serie F que atualmente equipam os modelos de 800 cilindradas.
O novo motor receberá um terceiro cilindro, passando a uma configuração de 3 cilindros e aumentando a cubagem entre 100 a 200 centímetros cúbicos, no seguimento que a Yamaha já possui com o seu Crossplane – CP3.
Este novo “triple” terá uma configuração dos componentes móveis semelhante ao atual, mantendo paralelos (de 360º), biela suplementar e veio de equilíbrio, garantindo uma, quase, ausência de vibrações.
A potência rondará nos 120cv e vem também preparado para o cumprimento integral das normas anti-poluição Euro VI. O seu desenvolvimento foi feito em parceria com austríaca Rotax e ela será incumbida pela respectiva produção, como já acontece atualmente com o twin de 800cc.
TEXTO ADAPTADO
FONTE ORIGINAL: http://www.motociclismo.pt
VALE CONSIDERAR QUE HOJE É 1° DE ABRIL!!!!!
que coisa boa sabermos desta evolução …
Isso foi pegadinha de primeiro de abril do site português.
Sim, sabemos.
Por isso publicamos na mesma data.
A audiência foi muito boa…rsrsrsr Talvez seja conveniente colocar a observação no final do texto.