A BMW Motorrad do Brasil apresenta ao mercado a edição comemorativa aos 40 anos da linha GS, com uma gama de modelos especiais inspirados na lendária R 100 GS. Com o lançamento das edições das motocicletas F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure, além do design exclusivo, que impressiona pelos elementos em preto e amarelo, e a incrível versatilidade para enfrentar todos os tipos de terrenos, a nova linha 40 anos GS conta com tecnologias de ponta, como: farol adaptativo*, controle dinâmico do freio motor (MSR)*, controle de tração dinâmico (DTC) e ABS Pro. O lançamento é uma entre diversas outras atividades neste ano para celebrar o aniversário de 40 anos da linha BMW GS. As ações foram iniciadas em julho de 2020, e continuam ainda este ano com uma série de atividades em todo o mundo.
“Celebramos os 40 anos da linha GS com o lançamento dos modelos que revelam todos os atributos de um importante ícone no mundo das motocicletas”, afirma Gabriela Cicone, Gerente Sênior de Marketing da BMW Motorrad Brasil. “Temos orgulho em entregar aos milhares de fãs e clientes da marca produtos arrojados e com potência já conhecidos em sua trajetória, com cores e estilo diferenciados para comemorar esse momento especial da linha. As unidades já estão em todos os 41 concessionários BMW Motorrad do Brasil”, reforça a executiva.
Conhecido por revolucionar o mercado, o novo conceito de motocicletas surgiu no outono de 1980 no mercado europeu, quando a BMW Motorrad apresentou pela primeira vez a R 80 G/S, modelo completo para uso fora de estrada sem comprometer a utilização diária e urbana, e melhor opção para todas as condições de uso.
Com mais de 1,3 milhão de clientes e uma trajetória consistente, os modelos BMW GS se tornaram o parceiro ideal de duas rodas para explorar até os cantos mais remotos do planeta. A linha GS 40 anos é produzida na fábrica do BMW Group em Manaus (AM), única unidade do BMW Group fora da Alemanha dedicada à produção de motocicletas. Hoje, a planta é responsável pela fabricação dos modelos G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure. A planta manauara mantém os níveis de qualidade equivalentes às motos montadas em Berlim, comprovados por auditorias realizadas diariamente por uma equipe qualificada.
*Farol adaptativo: disponível somente para os modelos R 1250 GS e R 1250 GS Adventure;
*MSR: disponível para os modelos F 850 GS, F 850 GS Adventure, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure.
BMW F 750 GS
A nova F 750 GS 40 anos, disponível no pacote Premium e com preço sugerido de R$ 64.500,00, traz novidades que chegam para proporcionar ainda mais conforto e segurança para os pilotos: DTC (Controle de Tração Dinâmico), que permite aos amantes de duas rodas acelerar em segurança, mesmo em piso molhado, superfícies escorregadias, e até mesmo em curvas, o que permite mais ou menos derrapagem, garantindo assim a melhor propulsão possível em qualquer superfície; ABS Pro, que proporciona melhor controle da moto mesmo durante a frenagem em posição inclinada, aumentando o nível de segurança e permitindo uma trajetória mais precisa, caso o piloto necessite reagir a um obstáculo inesperado durante a curva.
A versão Premium, oferecida à F 750 GS, traz comodidades, como monitoramento de pressão dos pneus, três anos de garantia e banco conforto, e, ainda, extras como sistema de partida sem chave (keyless); kit baixo; manoplas aquecidas; controle de velocidade de cruzeiro; protetores de mãos; painel TFT & conectividade; e banco extra-baixo. As dimensões são de 2.255 mm (comprimento), 1.225 mm (altura sem espelhos), 922 mm (largura com espelhos), 1.559 mm (distância entre-eixos) e 815/780 mm (altura do assento). O tanque de combustível tem capacidade de 15 litros, com cerca de 3,5 litros de reserva.
Entre os principais equipamentos do modelo na opção Premium, oferecida à F 750 GS, destaque para a tecnologia Keyless Ride – sistema que permite ao condutor ligar a moto por meio de um simples botão –; Cruise Control – responsável pelo controle eletrônico de velocidade e por mantê-la constante –; e o painel TFT & conectividade – o qual proporciona uma solução inovadora para navegação, reunindo ações como a realização de chamadas, receber ligações e a experiência de ouvir músicas por meio de um intercomunicador conectado via bluetooth, que substitui o modelo analógico e permite que o condutor permaneça com as mãos nas manoplas.
BMW F 850 GS e BMW F 850 GS Adventure
Na condução da F 850 GS e da F 850 GS Adventure, edição 40 anos, a novidade é o MSR (Controle Dinâmico do Freio Motor), que evita, eletronicamente, que a roda traseira escorregue devido à liberação abrupta do acelerador ou à redução de marcha. Dependendo do nível de aderência, as válvulas do acelerador são abertas de forma extremamente rápida, até o ponto em que o torque é equalizado, o que resulta em segurança máxima em todas as situações para o piloto.
A F 850 GS e a F 850 GS Adventure trazem, como principais equipamentos no pacote premium, os Modos de Pilotagem Pro, que oferecem máxima dinâmica de pilotagem e segurança em piso seco, molhado ou off-road, por meio de um simples botão; e o suporte de malas laterais. Já no pacotes premium + do modelo F 850 GS e pacote premium da F 850 GS Adventure, destaque para o ajuste eletrônico de suspensão (D-ESA), que regula automaticamente o amortecedor traseiro de acordo com as condições de pilotagem; a preparação para GPS, que permite instalar o BMW Navigator no campo de visão do condutor e controlar o sistema de navegação e funções de conectividade de maneira fácil por meio do Multi-Controler. Para a F 850 GS Adventure, outro item de destaque é o assistente de troca de marchas pro, que simplifica a tarefa do condutor ao permitir engrenar e reduzir em praticamente qualquer situação, e regime de motor sem recorrer ao acionamento do manete da embreagem.
O modelo BMW F 850 GS 40 anos é oferecido nos pacotes premium (R$ 68.500,00) e premium+ (R$ 72.500,00). No pacote premium, é possível encontrar extras como controle dinâmico do freio motor; sistema de partida sem chave (keyless); modos de pilotagem pro; kit baixo; manoplas aquecidas; monitoramento de pressão dos pneus; controle de velocidade de cruzeiro; protetores de mãos; suporte para malas laterais; três anos de garantia; banco conforto; e banco extra-baixo. Já no pacote premium +, além de incluir todos os equipamentos do pacote premium, traz também ajuste eletrônico dinâmico da suspensão (D-ESA); e preparação para GPS. As dimensões são de 2.305 mm (comprimento), 1.356 mm (altura sem espelhos), 922 mm (largura com espelhos), 1.593 mm (distância entre-eixos) e 860/825 mm (altura do assento). O tanque de combustível tem capacidade de 15 litros, com cerca de 3,5 litros de reserva.
Já para o modelo BMW F 850 GS Adventure 40 anos, também oferecido no pacote premium (R$ 76.500,00), é adicionado aos itens de série o controle dinâmico do freio motor; ajuste eletrônico dinâmico da suspensão (D-ESA); sistema de partida sem chave (keyless); assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; preparação para GPS; kit baixo; manoplas aquecidas; monitoramento de pressão dos pneus; controle de velocidade de cruzeiro; luzes auxiliares em LED; suporte para malas laterais em alumínio; três anos de garantia; banco duplo; e banco extra-baixo. As dimensões são de 2.300 mm (comprimento), 1.437 mm (altura sem espelhos), 939 mm (largura com espelhos), 1.593 mm (distância entre-eixos) e 875/825 mm (altura do assento). O tanque de combustível tem capacidade de 23 litros, com cerca de 3,5 litros de reserva.
BMW R 1250 GS e BMW R 1250 GS Adventure
Os modelos R 1250 GS e R 1250 GS Adventure, edição 40 anos, as novidades são: MSR (Controle Dinâmico do Freio Motor), que evita eletronicamente que a roda traseira escorregue devido à liberação abrupta do acelerador ou à redução de marcha; farol adaptativo, que garante uma melhora significativa da iluminação da estrada ao fazer curvas – o farol compensa, quase que na íntegra o ângulo e o comportamento de inclinação da moto; novo modo de pilotagem Eco, que incentiva o motorista a pilotar com a maior economia de combustível possível, com uma curva de aceleração suave e limitação moderada de torque do motor, para ter o máximo de autonomia com um tanque combustível; piscas multifuncionais, que podem emitir, ao mesmo tempo, a luz amarela intermitente e a luz vermelha da lanterna traseira. Para a R 1250 GS Adventure, outra novidade disponível como opcional são os assentos aquecidos, para aumentar o conforto nos dias frios, tanto para o piloto como para o garupa.
Ambos os modelos trazem, como principais equipamentos no pacote premium, os Modos de Pilotagem Pro, que oferecem máxima dinâmica de pilotagem e segurança em piso seco, molhado ou off-road, por meio de um simples botão; o ajuste eletrônico de suspensão (D-ESA), que regula automaticamente o amortecedor traseiro de acordo com as condições de pilotagem; a preparação para GPS, que permite instalar o BMW Navigator no campo de visão do condutor e controlar o sistema de navegação e funções de conectividade de maneira fácil por meio do Multi-Controler; o assistente de troca de marchas pro, que simplifica a tarefa do condutor ao permitir engrenar e reduzir em praticamente qualquer situação, e regime de motor sem recorrer ao acionamento do manete da embreagem; e o suporte de malas laterais (em alumínio para a versão Adventure).
O modelo BMW R 1250 GS 40 anos é oferecido no pacote premium (R$ 107.500,00), que acrescenta aos itens de série farol dianteiro adaptativo; controle dinâmico do freio motor; ajuste eletrônico dinâmico da suspensão (D-ESA); farol pro; assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; kit baixo; piscas multifuncionais; rodas raiadas pretas; e banco baixo. As dimensões são de 2.207 mm (comprimento), 1.430 mm (altura sem espelhos), 952 mm (largura com espelhos), 1.514 mm (distância entre-eixos) e 850 – 870 mm / 800 – 820 mm (altura do assento). O tanque de combustível tem capacidade de 20 litros, com cerca de 4 litros de reserva.
Já o modelo BMW R 1250 GS Adventure 40 anos é disponibilizado no pacote premium (R$ 122.500,00), que traz, além dos itens de série, farol dianteiro adaptativo; controle dinâmico do freio motor; ajuste eletrônico da suspensão (D-ESA); sistema de partida sem chave (keyless); farol pro; assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; preparação para GPS; protetor de escapamento cromado; kit baixo; bancos aquecidos; manoplas aquecidas; monitoramento de pressão dos pneus; controle de velocidade de cruzeiro; luzes auxiliares em LED; piscas multifuncionais; suporte para malas laterais em alumínio; três anos de garantia; e rodas raiadas douradas. As dimensões são de 2.270 mm (comprimento), 1460 mm (altura sem espelhos), 980 mm (largura com espelhos), 890 – 910 mm / 840 – 860 mm (altura do assento) e 1.504 mm (distância entre-eixos). A capacidade do tanque de combustível é de 30 litros, com cerca de 4 litros de reserva.
Confira abaixo os valores para cada modelo:
F 750 GS Premium e Premium Kit Baixo – R$ 64.500,00;
F 850 GS Premium e Premium Kit Baixo – R$ 68.500,00;
F 850 GS Premium + – R$ 72.500,00;
F 850 GS Adventure Premium e Premium Kit Baixo – R$ 76.500,00;
R 1250 GS Premium e Premium Kit Baixo – R$ 107.500,00;
R 1250 GS Adventure Premium e Premium Kit Baixo – R$ 122.500,00.