Com o BMW Concept F 450 GS quase pronto para produção, a BMW Motorrad está oferecendo um vislumbre de um BMW GS para a classe de licença A2 e como uma série de modelos totalmente nova entre a BMW G 310 e a F 800/900 poderia parecer.
“O que foi particularmente importante para nós no desenvolvimento do novo
BMW Concept F 450 GS foi atingir o melhor manuseio para este segmento e combiná-lo com forte desempenho e acessibilidade ideal. O prazer de pilotar na estrada e fora dela é uma prioridade máxima para este A2 BMW GS”, diz Sepp Mächler, gerente de produto.
Design inconfundível do BMW GS.
“O BMW Concept F 450 GS carrega o DNA característico da família GS”, diz Alexander Buckan, chefe de design da BMW Motorrad. “Conseguimos projetar o Concept com o apelo dinâmico esportivo do nosso grande ícone off-road em um formato particularmente compacto.”
Assim como na versão Trophy da BMW R 1300 GS, o esquema de cores azul, branco e vermelho com a cor base Racing Blue metálico representa não apenas o mais alto desempenho e qualidade, mas também o caráter muito dinâmico e focado no off-road.
Motor de dois cilindros recentemente desenvolvido.
O BMW Concept F 450 GS também cumpre a promessa de qualidade premium em termos técnicos. O motor de dois cilindros em linha foi desenvolvido do zero e, graças a um deslocamento de ignição especial nunca antes usado, é particularmente característico e ansioso para acelerar. Em conformidade com a classe A2, este motor fornece 48 cv completos e fornece torque superior mesmo em baixas rotações.
As dimensões extremamente compactas do motor, uma excelente relação deslocamento-potência e o baixo peso são o resultado de soluções inovadoras e do uso de materiais leves, como o magnésio.
Desempenho: Uma máquina de pilotagem para on-road e off-road.
No lado do chassi também, o BMW Concept F 450 GS define novos padrões neste segmento com tecnologia premium. “Conseguimos começar o desenvolvimento deste veículo com uma lousa limpa. O objetivo era permitir excelente capacidade off-road e, ao mesmo tempo, um manuseio ágil e preciso na estrada. Assim, o BMW Concept F 450 GS é equipado com um garfo invertido totalmente ajustável e um amortecedor com amortecimento dependente da carga, aproveitando a tecnologia do esporte de rali e enduro. Por meio do uso direcionado de construção leve e outras soluções de última geração, podemos criar um veículo sensacionalmente leve próximo ao requisito de peso mínimo na classe A2 de 175 kg”, diz Marc Weber, engenheiro-chefe do BMW Concept F 450 GS.
Equipamentos diversos para segurança e conforto.
Inspirada na irmã maior, a BMW R 1300 GS, a Concept F 450 GS também define novos padrões nas áreas de segurança e funcionalidade em sua classe. Os recursos relevantes variam do BMW Motorrad ABS Pro (dependente do ângulo de inclinação) a um freio de desempenho, a modos de pilotagem livremente configuráveis. Com o BMW Connectivity a bordo e o display TFT de 6,5 polegadas, a rede da motocicleta e do smartphone, bem como outros acessórios, é habilitada.
Um vislumbre do futuro.
A questão que surge ao olhar para o BMW Concept F 450 GS é: O que poderíamos esperar de uma versão de produção? Johann Simon, gerente de projeto de veículo do Concept F 450 GS, explica: “Sem concessões, com certeza. Seguindo o foco off-road muito esportivo do Concept F 450 GS, implementaremos a moto o mais próximo possível deste conceito. Ajustaremos apenas a altura do assento para melhor acessibilidade e manuseio mais fácil. Como alternativa às rodas de raios cruzados (19 polegadas na frente, 17 polegadas atrás), rodas de alumínio fundido leves, mas de alta resistência, nas mesmas dimensões também são concebíveis.”
A BMW Motorrad planeja apresentar o veículo da série correspondente no estilo do Concept F 450 GS em 2025.