O QUE É O RDC, ABS, ESA e ASC?
RDC – Controle eletrônico da pressão dos pneus, que verifica cada vez que a moto é ligada. A calibragem dos pneus é permanentemente monitorada pelo sistema e a pressão indicada no painel. Em caso de queda brusca da pressão, o motociclista receberá um aviso no visor do computador de bordo, alertando sobre a pressão de cada pneu.
ABS (Anti-lock Braking System ) Evita o travamento das rodas, garantindo segurança nas frenagens de emergência,.
Alguns modelos da BMW permitem que os freios ABS possam ser desligados e os mais radicais usem os freios de acordo com seu estilo de pilotagem.
ESA (Electronic Suspension Adjustment) Ajuste eletrônico da suspensão da moto nas opções: piloto, piloto e bagagem ou dois ocupantes e bagagem.
Algumas versões trazem ainda (R 1200 GS e ADV) a opção de compressão e retorno nos níveis – Normal, Confortável e Sport, e dois modos off-road – leve e mais pesado, que regula a pré-carga das molas para obstáculos mais radicais.
ASC (Automatic Stability Control) Extremamente útil na pilotagem off-road. Um exclusivo controle de tração que evita derrapagens indesejadas em superfícies escorregadias. Girar o acelerador com muita intensidade na terra significa uma saída de traseira. Se o motociclista não controlar a mão, a moto pode até sair debaixo.
Com o ASC assim que a roda traseira começa a derrapar, uma luz amarela acende no painel e avisa que o controle de tração entrara em ação, cortando a ignição.
Fica a impressão de que a moto está tendo problemas de alimentação, já que o sistema gerencia o motor de modo a diminuir o torque na roda traseira. De início é preciso se acostumar com a tecnologia, mas depois que você nota o funcionamento do sistema a brincadeira pode ficar divertida. O ASC oferece um ajuste mais esportivo que permite leves derrapagens ou ainda desligar o sistema.