Lago Woodcliff, NJ – 2 de maio de 2024. . . Com o novo Automated Shift Assistant (ASA), a BMW Motorrad apresenta uma solução técnica inovadora que torna a condução mais simples e confortável. Fiel ao lema “Simplifique a sua condução”, a experiência de condução é melhorada pela automatização do processo de embraiagem e mudança de velocidades, sem sacrificar a dinâmica emocionalmente importante da mudança.
O Automated Shift Assistant apresenta um design funcional inteligente em que dois atuadores eletromecânicos automatizam a embreagem e a troca de marchas da transmissão de seis marchas, que é a principal diferença em relação a um assistente de mudança convencional. Não há necessidade de alavanca manual para operar a embreagem manualmente. A partida, a parada e as manobras são facilitadas com o Automated Shift Assistant.
Conduzir com o Automated Shift Assistant torna-se mais agradável graças às mudanças de velocidade rápidas, precisas e adaptadas à rotação e à carga. A carga de trabalho do piloto é reduzida, o que torna a condução mais agradável. Além disso, o Automated Shift Assistant cria uma ligação mais direta com o potente motor boxer, uma vez que o acionamento preciso da embraiagem facilita o controlo da experiência de condução através do acelerador e da alavanca das mudanças.
No modo de mudança ‘M’, as mudanças de marcha ainda podem ser feitas pelo controle do pé, permitindo que o piloto decida quando mudar de marcha.
No modo de mudança ‘D’, o Assistente de Mudança Automática realmente se destaca. Os pontos de mudança são selecionados automaticamente pela unidade de controle do motor. Nos modos “M” e “D”, o condutor beneficia de mudanças de velocidade suaves e perfeitamente executadas, resultando numa aceleração eficiente da moto e numa maior estabilidade de condução.
Ao mudar de marcha, por exemplo, o possível solavanco associado a uma transmissão manual clássica com embreagem manual é amplamente eliminado, assim como o risco de contato entre capacete e capacete entre piloto e passageiro.
As reduções de marcha também são projetadas para serem tão suaves quanto possível, minimizando perturbações no chassi. As características específicas da função de mudança automatizada são atribuídas aos diferentes modos de condução para garantir um comportamento de mudança perfeito em cada situação de condução. Em combinação com o Cruise Control Ativo ou o aviso de colisão frontal, a rede de funções dá vida ao futuro do motociclismo.
Embreagem e mudança de marcha automatizadas para uma nova experiência de pilotagem.
Em situações de pilotagem difíceis, usar a embreagem e o acelerador exige muita concentração. Se você estiver viajando com bagagem e talvez passageiro, usar a embreagem e o câmbio consome recursos. O condutor permanece no controlo e tem mais liberdade em todas as situações de condução com o Automated Shift Assistant. Andar de bicicleta se torna uma experiência mais descontraída e agradável.
O potente motor boxer permite arranques quase sem esforço em subidas, por exemplo, graças ao funcionamento automatizado da embraiagem, que também compensa em termos de melhor controlo do veículo fora de estrada ou em superfícies difíceis.
O prazer de condução assume um significado totalmente novo quando você escolhe o modo D automatizado. As mudanças de marcha selecionadas de maneira ideal criam uma nova sensação de pilotagem. A marcha certa é selecionada automaticamente de acordo com as necessidades individuais de pilotagem do piloto, resultando em uma experiência de direção harmoniosa e extremamente suave.
Atuadores eletromecânicos de embreagem e câmbio combinados com controles eletrônicos sofisticados.
O Automated Shift Assistant é a evolução lógica e técnica do BMW Motorrad Shift Assistant Pro. Dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente operam a embreagem e o câmbio, permitindo partida fácil e trocas de marcha automatizadas. A solicitação de mudança do condutor é transmitida à unidade de controle através de um sensor da alavanca de câmbio, que é acionado pela alavanca de câmbio convencional operada com o pé. Sensores adicionais determinam as rotações do eixo piloto da transmissão e a posição da embreagem. Esses valores são transmitidos à TCU (Transmission Control Unit), que está intimamente ligada à unidade de controle do motor, para controle da embreagem e acionamento das mudanças.
A embreagem é acionada por um atuador eletromecânico combinado com um sistema hidráulico com conexão hidráulica direta entre os cilindros mestre e escravo da embreagem. O atuador regula o deslizamento necessário da embreagem, engata a embreagem ao mudar de marcha e a desengata ao parar.
No modo de mudança manual “M”, o condutor pode mover a alavanca de câmbio na direção desejada da maneira usual. Se as rotações na marcha desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a mudança é feita diretamente. Se as rotações do motor caírem abaixo de uma velocidade mínima dependente da marcha, as reduções de marcha serão realizadas automaticamente no modo manual. Isso evita que o motor pare.
No modo de mudança “D”, as marchas são trocadas automaticamente dependendo do modo de pilotagem, das rotações do motor, da posição do acelerador e dos parâmetros do ângulo de inclinação. As marchas são trocadas de acordo com a situação de pilotagem e os requisitos dinâmicos.
Os benefícios do Assistente Automático de Mudança (ASA):
- Elimina completamente a necessidade do piloto operar a embreagem.
- Mudanças de marcha dinâmicas e confortáveis para maior prazer de pilotagem.
- Escolha de mudança de marcha manual ou automática.
- Adapta automaticamente as mudanças de marcha às preferências dinâmicas do piloto no modo D.
- Elimina a possibilidade de o motor parar durante as mudanças de marcha.
Grupo BMW na América
A BMW of North America, LLC está presente nos Estados Unidos desde 1975. A Rolls-Royce Motor Cars NA, LLC começou a distribuir veículos em 2003. O Grupo BMW nos Estados Unidos cresceu para incluir organizações de marketing, vendas e serviços financeiros para a marca BMW de veículos motorizados, incluindo motocicletas, a marca MINI e Rolls-Royce Motor Cars; Designworks, uma consultoria de design estratégico com sede na Califórnia; um escritório de tecnologia no Vale do Silício e diversas outras operações em todo o país. A BMW Manufacturing Co., LLC na Carolina do Sul é o centro global de competência do Grupo BMW para os modelos BMW X e monta os veículos de atividades esportivas X3, X4, X5, X6 e X7, bem como o BMW XM. A organização de vendas do Grupo BMW é representada nos EUA por meio de redes de 350 centros de automóveis de passageiros BMW e veículos de atividades esportivas BMW, 145 revendedores de motocicletas BMW, 104 revendedores de automóveis de passageiros MINI e 38 revendedores Rolls-Royce Motor Car. BMW (EUA) Holding Corp., sede de vendas do Grupo BMW para a América do Norte, está localizada em Woodcliff Lake, Nova Jersey.
Fonte: BMW Group