Com a BMW R 12 S, a BMW Motorrad expande sua linha Heritage com uma homenagem adequada à icônica R 90 S, que em 1973 estabeleceu um ponto de exclamação para a BMW Motorrad com 67 cv, velocidade máxima de 124 mph (considerada a “barreira do som” para motocicletas na época), freios dianteiros de disco duplo e dinâmica de pilotagem esportiva.
O Designer Chefe na época, Hans A. Muth, expressou habilmente as ambições esportivas na linguagem de design, marcando a R 90 S como a primeira motocicleta de produção do mundo com uma carenagem de guidão projetada de acordo com princípios aerodinâmicos. Um “90” vermelho no emblema da R 90 S do motor, sutilmente apontava para as capacidades da nova BMW e o modelo se tornou muito popular entre os compradores na época.
Os sucessos nas corridas ajudaram a BMW R 90 S a alcançar uma imagem icônica.
Não demorou muito para que a imagem da R 90 S também se beneficiasse dos sucessos nas corridas. No Production TT de 1976 na Ilha de Man, Hans-Otto Butenuth e Helmut Dähne comemoraram uma vitória de classe. No mesmo ano, Steve McLaughlin (nº 83) venceu as prestigiosas 200 Milhas de Daytona em uma R 90 S preparada pela Butler & Smith, e seu companheiro de equipe Reg Pridmore (nº 163) se tornou o primeiro campeão da AMA Superbike da história, com McLaughlin terminando a temporada em segundo lugar. Hoje, a R 90 S é, como era então, uma das motocicletas BMW mais procuradas.
A BMW R 12 S transfere o espírito da R 90 S para o aqui e agora.
Mais do que o estudo Concept Ninety apresentado pela BMW Motorrad em maio de 2013, a nova BMW R 12 S assume o espírito da R 90 S em seu conceito geral, bem como em muitos detalhes, e o transfere habilmente para os dias atuais. Baseada na R 12 nineT, ela incorpora uma motocicleta retrô autêntica e esportiva e mistura vários ingredientes que compõem uma homenagem habilidosa à R 90 S.
“Os elementos de design que definem nossa R 12 S incluem a carenagem do cockpit montada no guidão com para-brisa escurecido, o assento com costura contrastante e o acabamento em pintura Lava Orange Metallic como uma homenagem à lendária R 90 S Daytona Orange de 1975. O design é perfeitamente complementado por detalhes como o ‘S’ vermelho nas tampas laterais, a linha dupla vermelha do vagão e as superfícies de alumínio escovado e laqueado transparente do tanque e do assento”, explica Alexander Buckan, chefe de design da BMW Motorrad.
Modelo europeu mostrado acima. O modelo dos EUA inclui uma traseira curta padrão com estrutura de placa de licença montada no braço oscilante.
Modelo dos EUA com traseira curta padrão e estrutura de placa de licença montada no braço oscilante.
Opção 719 Wheel Classic II, Billet Packs Shadow e Shadow II, Headlight Pro, Shift Assistant Pro e muito mais.
A reivindicação de uma motocicleta retrô esportiva é sublinhada pela R 12 S com vários recursos de produto padrão, como as rodas Option 719 Classic II com raios de arame e aros de alumínio anodizados naturalmente. O guidão e os tubos do garfo têm acabamento em preto, e os componentes dos pacotes Billet Shadow e Shadow II criam detalhes atraentes. Os componentes do Billet Pack Shadow são as tampas da bobina de ignição esquerda e direita, o parafuso de enchimento de óleo e as tampas do cabeçote revestidas em Avus Black Metallic Matte. O Billet Pack Shadow II inclui o sistema de apoio para os pés com freio de pé e alavancas de câmbio, os apoios para os pés do garupa, as alavancas do freio de mão e da embreagem, as tampas do tanque de expansão para o freio dianteiro e a embreagem, bem como os espelhos de extremidade do guidão.
Outros recursos padrão incluem Hill Start Control, Gear Shift Assist Pro, Heated Grips, Cruise Control e traseira curta com suporte de placa de licença montado no braço oscilante. Para ainda mais segurança durante os passeios noturnos, a luz de curva adaptável Headlight Pro garante melhor iluminação da estrada nas curvas.
Lista abrangente de acessórios originais BMW Motorrad para personalização.
A BMW R 12 S é baseada na BMW R 12 nineT e, portanto, todos os acessórios, como sistemas de escapamento de titânio, bolsas macias ou a preparação para navegação podem ser adicionados. Opções adicionais instaladas de fábrica, como Controle de Pressão dos Pneus (RDC), Sistema de Alarme Antirroubo (DWA), Chamada de Emergência Inteligente, Controle de Passeio Conectado e o display digital com display micro-TFT como uma alternativa aos instrumentos redondos clássicos.
Equipamento padrão R 12 S
Como todos os modelos de motocicletas BMW do ano modelo 2025, a nova R 12 S inclui o Ultimate Care Break-In Service , ou “600 Mile Service” como padrão. Este serviço incluído ainda oferece aos clientes BMW uma experiência verdadeiramente premium. Limites de tempo e quilometragem se aplicam – máximo de 6 meses a partir da data de serviço ou máximo de 750 milhas – o que ocorrer primeiro.
Motor Boxer de 1.170 cc, 2 cilindros, refrigerado a ar/óleo, caixa de câmbio de 6 velocidades, cabeçote DOHC com 4 válvulas dispostas radialmente, transmissão por eixo, rodas de alumínio fundido, BMW Motorrad ABS Pro, BMW Motorrad Paralever, freio dianteiro de disco duplo com pinça de freio radial, controle de tração dinâmico DTC, pré-carga traseira ajustável, estabilizador de direção, garfo invertido com retorno, compressão e pré-carga ajustáveis, soquete de 12 V, velocímetro e conta-rotações, imobilizador eletrônico, indicadores de direção de LED, farol e luz traseira de LED, porta USB, computador de bordo, modos de condução, alavancas de freio de mão e embreagem ajustáveis, condução sem chave, cabeçote cromado, tanque de combustível de alumínio, chamada de emergência inteligente, serviço de amaciamento Ultimate Care.
Pacote R 12 S Daytona
- Tinta metálica laranja lava.
- Carenagem do cockpit.
- Cauda curta com iluminação LED integrada.
- Moldura de placa preta fixada no braço oscilante.
- Opção 719 Rodas Classic II.
- Assistência de partida em subida.
- Farol profissional.
- Assistente de mudança Pro.
- Assento simples e capa para proteção traseira.
- Punhos aquecidos.
- Controle de cruzeiro.
- Pacote Billet Shadow.
- Tampas de bobina de ignição, bujão de abastecimento de óleo e tampas de cabeçote Avus Black Metallic Matte em Milled Shadow.
- Pacote Billet Shadow II
- Alavancas de câmbio e freio com acabamento em sombra fresada, sistemas de apoio para os pés do condutor e do passageiro, alavancas de freio de mão e embreagem, tampa do reservatório de freio, espelhos retrovisores de extremidade do guidão.
Dados técnicos
R 12 S | |||
Motor | |||
Capacidade | cc | 1.170 | |
Furo/curso | milímetros | 101,0 x 73,0 | |
Saída | cavalos de potência | 109 a 7.000 rpm | |
Torque | pés-libras. | 85 a 6.500 rpm | |
Tipo | Motor boxer de dois cilindros refrigerado a ar/óleo | ||
Compressão | 12.0:1 | ||
Combustível | Gasolina sem chumbo premium 95 RON | ||
Válvulas por cilindro | 4 | ||
Ø diâmetro da válvula de admissão/escape. | milímetros | 39,0 / 33,0 | |
Ø válvula de aceleração | milímetros | 50 | |
Controle do motor | BMS-O com acelerador eletrônico | ||
Controle de emissão | Conversor catalítico de 3 vias em circuito fechado EU5+ | ||
Sistema elétrico | |||
Gerador | EM | 660 | |
Bateria | V/Ah | 12 / 10 | |
Farol | Farol LED Pro | ||
Luz traseira | LIDERADO | ||
Iniciante | EM | 1.200 | |
Transmissão de energia | |||
Embreagem | Embreagem seca monodisco, operada hidraulicamente | ||
Caixa de velocidades | Manual de 6 velocidades de malha constante, eixo de transmissão cardan | ||
Relações de transmissão | EU | 2.375 | |
II | 1.696 | ||
III | 1.296 | ||
4 | 1.065 | ||
V | 0,939 | ||
NÓS | 0,848 | ||
Proporção primária | 1.737 | ||
Razão secundária | 2.910 | ||
Chassis | |||
Tipo de construção do quadro | Estrutura de treliça de aço | ||
Suspensão da roda dianteira | Garfos invertidos de 45 mm, compressão, retorno e pré-carga da mola ajustáveis | ||
Suspensão da roda traseira | Braço oscilante unilateral em alumínio fundido com suporte Paralever, amortecedor central progressivo, rebote e pré-carga da mola ajustáveis | ||
Curso de mola, dianteiro/traseiro | polegadas | 4,7 / 4,7 | |
Rodízio de roda | polegadas | 4,35 | |
Distância entre eixos | polegadas | 59,5 | |
Ângulo da direção | graus | 27,7 | |
Freios, dianteiros | Discos flutuantes duplos de 310 mm com pinças de freio radiais monobloco de 4 pistões | ||
Freios, traseiros | Disco único de 265 mm com pinça flutuante de 2 pistões | ||
abdômen | BMW Motorrad ABS Pro, integral parcial | ||
Rodas | Opção 719 Classic II alumínio raiado | ||
Tamanho da roda dianteira/traseira | polegadas | 3,50 x 17 / 5,50 x 17 | |
Tamanho do pneu dianteiro/traseiro | polegadas | 120/70 ZR17 / 180/55 ZR17 | |
Dimensões e pesos | |||
Comprimento total | polegadas | 83,8 | |
Largura total incl. espelhos retrovisores | polegadas | ||
Altura do assento | polegadas | 31.3 | |
Peso vazio DIN, pronto para a estrada | libras. | 485 | |
Peso total permitido | libras. | 948 | |
Capacidade do tanque de combustível | galões | 4.2 | |
Números de desempenho | |||
Aceleração 0-62 mph | segundos | 3.6 | |
Velocidade máxima | milhas por hora | 134 mph | |