A BMW confirmou que participará no Campeonato do Mundial de Resistência da FIM (EWC) com uma equipa oficial, fazendo uso da mais recente S1000 RR equipada com pneus Dunlop.
No passado, a BMW apoiou equipas privadas, mas, agora, decidiu competir enquanto equipa oficial. E a Dunlop foi a sua escolha definitiva após ter avaliado as diferentes opções de pneus nesta competição, em que cada equipa é livre de escolher a marca de pneus com que pretende correr.
Marc Bongers, diretor da BMW Motorrad Motorsport, destacou: “Como parte do nosso programa de competição para clientes, estivemos no EWC durante vários anos e, agora, estamos ansiosos pelo próximo desafio com a nova BMW S1000 RR. Estamos muito satisfeitos por contar com a Dunlop neste projeto, que participa como fornecedor de pneus e que, além do mais, conta com muitos anos de experiência”.
E prosseguiu: “O objetivo é claro: a primeira temporada neste campeonato será de aprendizagem, em que queremos ser mais e mais competitivos. A longo prazo, o nosso objetivo é estar entre os melhores e lutar pelo título”.
A Dunlop é o fabricante de pneus com mais êxitos na história do Campeonato Mundial de Resistência da FIM, apoiando equipas como a Suzuki Endurance Racing Team e a GMT94 Yamaha na luta pelo campeonato.
Na temporada de 2018/19, a Dunlop também foi escolhida pela equipa Moto AIN, que venceu a Taça do Mundo de Resistência de Superstock.
Dunlop e BMW já foram parceiras anteriormente e com muito bons resultados. Para não ir mais longe, no ano passado, Peter Hickman escolheu a Dunlop para a sua temporada recorde de corridas urbanas, que incluiu vitórias no Grande Prémio de Macau e no Senior TT da Ilha de Man.
Foi nesta última corrida que estabeleceu um tempo médio por volta de 218 km/h, um recorde que ainda permanece intacto, aos comandos de uma BMW S1000 RR, semelhante à utilizada no EWC.
Wim Van Achter, diretor da Dunlop Motorsport Europa, acrescentou que “a Dunlop utiliza tudo o que aprendeu em campeonatos com escolha livre de pneus, como o EWC e competições urbanas, para desenvolver as suas tecnologias e incorporá-las na mais recente geração de pneus hypersport”.
“A Dunlop desenvolveu uma nova gama de pneus hypersport, que inclui o Dunlop D212 GP Racer para os trackdays, o SportSmart TT para uso em estrada e pista, e o mais recente SportSmart Mk3 para os que desfrutam das motos na estrada. Todos estes pneus para utilização em estrada foram desenvolvidos com tecnologia que descende diretamente dos pneus utilizados neste tipo de competições”, explicou Wim Van Atcher.
Fonte: https://www.revistadospneus.com