Os modelo GS da BMW tem sido, com certeza, os preferidos dos amantes da marca em todo o mundo. A “icônica” R 1200 GS continua sendo a moto mais vendida, em todo o mundo, dominando o mercado bigtrail. De olho na preferência e no sucesso da família GS a marca introduziu, em 2007, modelos utilizando o motor “F”, em motos menores, direcionadas aos pilotos iniciantes no mundo on e off-road.
A estratégia foi perfeita!!! As motos reúnem características de conforto, desempenho e versatilidade e rapidamente se tornaram as preferidas para quem quer uma moto que topa tudo.
A BMW apresentou na Europa, em breve estará no Brasil, a nova irmã da família que virá substituir a atual G 650 GS. A F 700 GS.
Também foi apresentado a nova F 800 GS, incluindo a versão Adventure.
Nova F 700 GS em três versões de cores
F 800 GS em três versões de cores
Ambas compartilham o mesmo motor com uma diferença de apenas 10 cv de potência e quase 1 kgf.m de torque a menos na F 700 GS, conseguidos pela calibragem no sistema de injeção.
A nova F 700 GS, com altura do assento mais baixo, motor como menor potência e um conjunto ciclístico mais preparado para uso urbano, tem como principal foco a versatilidade e facilidade de uso. Ideal pra quem quer iniciar no mundo bigtrail.
As principais novidades dos modelos são:
- Luz que alerta há mal funcionamento do sistema de escapamento (Malfunction Indicator Light), uma exigência da norma Euro 4.
- Modos de condução “Rain”, “Road” (F 700 GS) e adicionalmente “Enduro” (F 800 GS) e “Enduro Pro”(opcional nas F 800 GS e Adventure). O modo “Enduro” é opcional na F 700 GS. As motos ganharam um novo desenho para o sistema de escapamento e para as F 800 GS há um escape opcional esportivo HP da Akrapovič.
O painel de instrumentos das novas F 700 GS e F 800 GS não trás grandes novidades e segue o padrão anterior com dois instrumentos analógicos ( velocímetro/conta giros), e um mostrador digital de LDC multifuncional.
Características Técnicas | BMW F 700 GS | BMW F 800 GS e Adventure |
Motor | 2 cilindros em linha, refrigerado a líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, DOHC | 2 cilindros em linha, arrefecido a líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, DOHC |
Capacidade cúbica | 798 cc | 798 cc |
Diâmetro X Curso | 82 x 75,6 mm | 82 x 75,6 mm |
Taxa de compressão | 12,0 : 1 | 12,0 : 1 |
Sistema de partida | Elétrica | Elétrica |
Bateria | 12V – 12 Ah | 12V – 12 Ah |
Sistema de Ignição | Eletrônica | Eletrônica |
Tipo de combustível | Gasolina | Gasolina |
Capacidade do tanque de combustível | 16 litros | 16 litros (24 litros na Adventure) |
Alimentação | Injeção Eletrônica | Injeção Eletrônica |
Torque máximo | 7,7 kgf.m a 5.500 rpm | 8,3 kgf.m a 5.750 rpm |
Potência máxima | 75 cv a 7.000 rpm | 85 cv a 7.500 rpm |
Transmissão | 6 velocidades | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico | Multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico |
Transmissão final | Corrente | Corrente |
Tipo de chassi | Tubos de aço treliçados; motor faz parte da estrutura | Tubos de aço treliçados; motor faz parte da estrutura |
Pneu dianteiro | 110/80 R19 | 90/90 R21 |
Pneu traseiro | 140/80 R17 | 150/70 R17 |
Freio dianteiro | Duplo disco de 300 mm com pinça dupla, ABS e acionamento hidráulico | Duplo disco de 300 mm com pinça dupla, ABS e acionamento hidráulico |
Freio traseiro | Disco simples de 265 mm com pinça simples, ABS e acionamento hidráulico | Disco simples de 265 mm com pinça simples, ABS e acionamento hidráulico |
Comprimento total | 2.280 mm | 2.300 mm (2.305 mm Adventure) |
Altura total (com retrovisores) | 880 mm | 945 mm (925 mm Adventure) |
Altura do assento | 820 mm | 880 mm (890 mm Adventure) |
Trail | 95,3 mm | 117 mm |
Rake | 64 º | 64 º |
Peso total admitido | 436 kg | 444 kg (454 kg Adventure) |
Peso em ordem de marcha | 212 kg | 217 kg (232 kg Adventure) |
Distância entre eixos | 1.557 mm | 1.573 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico / 170 mm de curso | Garfo telescópico invertido / 230 mm de curso |
Suspensão traseira | Balança monoamortecida / 170 mm de curso | Balança monoamortecida / 215 mm de curso |
Consumo (dados de fábrica) | 4,3 litros / 100 km | 4,3 litros / 100 km |
Aceleração 0 – 100 km/h (dados de fábrica) | 4,1 s | 4,3 s |
Velocidade máxima (dados de fábrica) | 192 km/h | acima de 200 km/h |