A BMW Motorrad convidou os principais profissionais da mídia internacional para a apresentação oficial da renovada F 850 GS, que foi divulgada ao mundo no final de 2017, em Milão, na EICMA.
O cenário escolhido foi o habitual templo das apresentações de motos, as montanhas do sul de Espanha, nos arredores de Málaga.
Não se tratando de uma mera operação de cosmética, a marca bávara preparou um programa bastante completo, apesar da meteorologia instável, que permitiu aos jornalistas convidados ficar com uma boa ideia do que a nova F 850 GS será capaz de fazer no mundo real.
Tudo começou com a apresentação estática, onde foram revelados os pormenores técnicos do novo motor, do novo quadro e da inevitável eletrónica. O motor, igualmente bicilíndrico paralelo, mas agora com 853 cc, entrega 95cv às 8250 rpm e o seu intervalo de ignição de 270/450 produz um som muito mais apelativo.
Modos de pilotagem é a primeira grande novidade da F850GS, que também conta agora com controle de tração.
Uma embreagem assistida e deslizante, facilita a operação e mostra-se extremamente leve na atuação e segura em reduções mais extremas, principalmente em pisos menos firmes. A caixa de seis velocidades aciona uma transmissão secundária, colocada do lado esquerdo, que permitiu colocar o escape do lado direito, facilitando o acesso do passageiro.
Mas para a BMW Motorrad não era suficiente mexer apenas no motor. A ciclística também foi totalmente revista, começando pelo quadro inteiriço que foi otimizado para suportar o motor, aumentando a rigidez e a robustez, o que permitiu criar uma nova geometria de suspensão, com o ângulo da coluna de direção mais vertical, e uma distância entre eixos acrescida de dois centímetros, num total de 1593mm.
Uma nova forquilha telescópica invertida, regulável, com 43mm de diâmetro e um curso de 204mm, e um novo braço oscilante de duplo braço, em alumínio, que suporta um amortecedor de ação direta com um curso de 219mm, são responsáveis, em conjunto, garantir um excelente conforto, uma condução precisa e uma resposta rápida da direção.
As rodas, de 21 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira, com aros de alumínio fundido, permitem a utilização de pneus sem câmara (Tubeless).
O depósito de combustível, anteriormente alojado debaixo do assento, passou para uma posição convencional, ajudando a centralização de massas. A altura standard do assento ficou 2 centímetros mais baixa, proporcionando uma maior confiança aos condutores de menor estatura.
O farol de LED é equipamento de série, mas a DRL (luz diurna) é opcional.
O visual da nova F 850 GS também foi substancialmente alterado relativamente à sua antecessora. As linhas agora são mais fluidas e dinâmicas, mais modernas e, como a marca as define, mais masculinas. Principal importância foi dada à melhoria da proteção aerodinâmica, apesar do para-brisa para os pilotos de maior estatura, e por não ter qualquer tipo de regulagem. Para minimizar o fato, a marca disponibiliza outras opções na sua gama de acessórios
Acessórios é o que não falta nas gamas da BMW, apesar de o seu preço ainda não ter sido divulgado.
O mais irresistível na gama de equipamentos opcionais da F 850 GS será, provavelmente, o painel de instrumentos TFT, de 6,5 polegadas (16,5cm), cor integral, que integra o novo sistema “Connectivity”, que permite emparelhamento com o Smartphone, e proporciona uma experiência multimídia completa que, em conjunto com o “multi-controller” instalado no punho esquerdo, proporciona uma experiência de condução extremamente eficaz, com a máxima segurança, já que a navegação se faz de forma intuitiva e sem ter que se tirar as mãos do guiador.
Continuando nos equipamentos, e ainda no âmbito da eletrônica, a nova F 850 GS conta com uma série de tentações irrecusáveis, como o “Pro riding mode” que oferece os modos de condução “Dynamic”, “Enduro” e “Enduro Pro”, e graças a uma unidade de medição de inércia que é incluída, os modos dinâmicos de “ABS Pro” e “Controlo de Tracção Dynamic” , ajustáveis automaticamente de acordo com a inclinação em curva. Ainda está disponível o controlo automático de velocidade (cruise control).
O ESA, o sistema de regulagem eletrônico da suspensão, é outro dos investimentos que pode (e deve) ser feito. Potenciando o conforto e a segurança, e o controle eletrônico do amortecedor traseiro passa a ser automático de acordo com as condições de condução.
Um sensor colocado na mola, e que mede o movimento e a velocidade do amortecedor traseiro, adéqua o desempenho, de acordo com cada situação. O sistema ESA funciona ainda em conjunto com dados recolhidos pelo ABS e pelo DCT (controle de tração) e está programado de forma diferente para cada modo de condução.
A BMW Motorrad dotou a F 850 GS com o seu sistema “Intelligent Emergency Call”, um dispositivo que comunica automaticamente um eventual acidente, para que o socorro chegue da forma mais rápida possível.
A terminar a lista das inovações/acessórios mais importantes, está o tão conveniente “Keyless Ride”, o sistema “sem chave” integral que permite “esquecer” a chave da moto, mesmo quando é preciso abastecer de combustível.
Durante o dia de teste os jornalistas puderam desfrutar de duas versões. A primeira, uma F 850 GS Exclusive, com todos os equipamentos opcionais e ainda uma série de acessórios, como o descanso central e punhos aquecidos, com pneus de estrada Bridgestone Battlax A41, e a segunda uma F 850 GS Exclusive, também altamente equipada, com pneus Metzeler Karoo 3.
Já na primeira ficou imediatamente claro que a F 850 GS é uma moto nova. Mais vocacionada para viagem, mais ágil, mais rápida e mais confortável sob todos os aspectos que a sua antecessora. A posição de condução é excelente, seja em pé, seja sentado, a direção inspira confiança, mesmo nos pisos úmidos ou molhados, e o conforto, desde a proteção aerodinâmica ao assento, é muito maior.
Mas a verdadeira estrela é o motor, que mostra um trato muito mais refinado, tanto em termos sonoros como em termos de disponibilidade, mesmo usando o modo “Rain”. A caixa de marchas é extremamente suave e, potencializada pelo “quickshifter” integral, que deixa trocar as marchas sem utilizar a embreagem.
A frenagem é potente e muito doseável, apesar da mordida inicial ser pouco incisiva. A estabilidade em curva é grande, e mostra-se inabalável, mesmo sob forte frenagem.
Com a segunda moto, e para fazer jus aos pneus de tacos, o primeiro contacto deu-se no Enduro Park Andalusia da BMW Motorrad. Uma sessão de fotos para começar, seguida de um “workshop” de condução sobre lama, onde os profissionais foram desafiados a descobrir as maravilhas do ABS Pro, uma funcionalidade que permite bloquear a roda traseira, porém mantém a roda dianteira sob o controle do sistema eletrônico, permitindo que se aperte a manete a fundo.
Depois de uma memorável experiência, seguiu-se um percurso, variado e muito bem selecionado, de retorno ao Hotel, em que nem o sol faltou para dar alguma alegria ao passeio.
Em resumo, e tendo em conta as condições bastante limitadas deste teste, a primeira impressão foi bastante positiva. O prazer de condução é grande sob qualquer condição, e a confiança que a nova F 850 GS inspira é de grande valor para os menos experientes.
FONTE: http://www.andardemoto.pt/