A BMW Motorrad reforça sua ampla gama de produtos na categoria de médio porte, com as atualizações do modelo F 800 R e a moto de turismo esportivo F 800 GT, expostas no EICMA (salão de motocicletas de Milão). As máquinas BMW Motorrad de 2 cilindros sempre marcaram presença – seja nos trajetos urbanos, em estradas sinuosas em estilo esportivo ou nas viagens turísticas, com passageiros e bagagens. Isso se aplica mais do que nunca às novas versões, que acabam de ser aprimoradas.
Uma visão geral dos destaques:
- Adaptação aos regulamentos da EU4.
- Novo design do tubo de escape padrão.
- Sistema Ride-by-wire para melhor resposta e controle.
- Modos de condução “Chuva” e “Estrada”, de fábrica.
- Modo de condução “Dinâmico” para um estilo de condução mais esportivo, como opção de fábrica.
- Painel de instrumentos com mostradores novos, indicador luminoso MIL e modo de condução.
- Para-brisas com inscrição fosca (F 800 GT).
- Nova inscrição do modelo com aparência galvanizada (F 800 GT).
- Novos e atraentes esquemas de cores:
F 800 R: Vermelho Racing não metálico, Blackstorm metálico, BMW Motorsport (Lightwhite não-metálico / Lupino Azul metálico / Vermelho Racing não-metálico).
F 800 GT: Gravity Blue metálico fosco, Lightwhite não-metálico, Blackstorm metálico.
- Novas opções de fábrica, como rodas com guidão mais alto (F 800 R) e “Design Option” (F 800 R).
- Novos acessórios BMW Motorrad Originais, como o silenciador esportivo HP.
Adaptação aos regulamentos da EU4 e sistema ride-by-wire para uma resposta ainda melhor e novos modos de condução
O motor de 2 cilindros em linha de alto torque refrigerado a água, com uma capacidade de 798 cc, garante propulsão dinâmica em ambos os modelos.
Com potência de 66 kW/ 90 cv a 8.000 rpm, enquanto a esportiva roadster F 800 R tem uma corrente como transmissão secundária – o que é típico do segmento -, a F800GT oferece entrega de potência suprema com sua correia dentada livre de manutenção, voltada para longas viagens de motocicleta.
Ambas foram adaptadas aos novos regulamentos EU4 para o modelo ano 2017. A marca visual é a extremidade do tubo de escape em aço inoxidável, que foi redesenhada. Como parte do processo, o silenciador esportivo HP Akrapovič também foi redesenhado e está disponível como um acessório original BMW Motorrad.
Um sistema ride-by-wire agora passa os comandos do piloto diretamente de um sensor na manopla para o sistema de controle do motor e, assim, para a válvula da borboleta. O resultado é um controle ainda mais preciso e uma resposta ainda melhor. Isso também permite a aplicação dos novos modos de condução “Chuva” e “Estrada”, para andar sobre superfícies úmidas e secas, respectivamente, além do modo de condução “Dinâmico” para uma direção mais esportiva – este último disponível como opção de fábrica.
Instrumentos com mostradores novos e ainda mais informações
Os novos modelos F800 R e F 800 GT possuem painel de instrumentos composto por dois monitores analógicos para o velocímetro e para a velocidade do motor e também uma tela multifunção. No novo modelo de 2017, a luz MIL (luz indicadora de mau funcionamento) é fornecida no cockpit de acordo com os regulamentos da EU4. Há também novos seletores, mais acessíveis e mais legíveis. O display foi ampliado para incluir a informação do modo de direção.
Caráter aprimorado com base em esquemas de cores refinados
Três novas variantes de cor dão à nova F 800 R e F 800 GT uma aparência mais distinta e característica.
A pintura de acabamento Blackstorm metálica enfatiza o lado masculino da nova F800 R, enquanto que o Vermelho Racing não-metálico exibe um caráter dinâmico progressivo de uma roadster. As cores BMW Motorsport Lightwhite não-metálico/Lupina Azul metálico/Vermelho Racing não-metálico transmitem as aspirações esportivas da F 800 R. O item opcional de rodas “Design Option” compreende o acabamento de pintura em cores BMW Motorsport com uma linha decorativa vermelha em torno da borda da jante da roda.
Na versão Lightwhite não-metálica, a nova F 800 GT parece impressionantemente atlética e dinâmica, enquanto o acabamento de pintura Gravity Blue metálico fosco dá a ela um olhar poderoso, masculino. Em contraste, a moto assume uma aparência particularmente refinada no esquema de cores Blackstorm metálico, combinado com superfícies decorativas cinzas nos painéis laterais de acabamento e nas carenagens laterais traseiras. A alta qualidade da F 800 GT fica evidente por meio da nova inscrição na área superior das carenagens laterais, que conta com acabamento galvanizado, como um emblema em relevo. Há também um novo para-brisa com inscrição do modelo F 800 GT, o que projeta uma aparência mais sofisticada e madura.
Extensão da gama de equipamentos opcionais
As novas e mais altas manoplas estão disponíveis para a nova F 800 R de fábrica, que permite ao piloto de ter uma postura de assento mais relaxada. Em conjunto com um assento baixo, as novas manoplas também proporcionam uma alternativa ergonômica para pilotos de estatura mais baixa.
A nova F 800 R com as rodas “Design Option” (opção de fábrica) será especialmente interessante para aqueles que preferem uma moto com um olhar impressionantemente esportivo. Elas contam com uma linha decorativa vermelha ao redor da borda da jante, que enfatiza as aspirações esportivas e dinâmicas da novo roadster, muito no estilo da supermoto BMW S 1000 RR.
Acessórios originais BMW Motorrad para um estilo individual melhorado
Graças a uma gama em constante expansão de acessórios originais BMW Motorrad, praticamente não há limites para o que é possível em termos de customização de uma motocicleta BMW. Esta gama foi ampliada para incluir uma série de componentes atrativos para as novas F 800 R e F 800 GT. Por exemplo, um novo silenciador esportivo HP está disponível para a F 800 R e a F 800 GT, que não só proporciona um som impressionante, mas também um design muito esportivo. A peça final em fibra de carbono também confere um toque marcante, de estilo técnico.