BMW R 1200 GS “LC” com tração integral – Wunderlich
Trata-se de uma moto híbrida que tem montado na roda dianteira um motor eléctrico de 7,6 Kw (10cv) alimentado por baterias instaladas por debaixo do “bico de pato”.
Na realidade ainda é um protótipo, mas segundo foi revelado durante a apresentação deste modelo na passada semana, na EICMA em Milão, há grandes probabilidades desta solução vir a ser comercializada sob a forma de “kit”.
O sistema apresentado permite que a potência da roda dianteira, completamente independente da roda traseira, seja regulada, podendo ser usada mesmo com o motor de combustão desligado, até uma velocidade de 20km/h. No entanto este sistema não foi pensado para aumentar a potência da moto, mas sim para facilitar a evolução em terrenos mais difíceis. Por isso não são considerados fatores como a autonomia. O que melhora substancialmente é o consumo de combustível, sobretudo numa utilização de arranques frequente ou percursos a baixa velocidade, já que nesse caso o motor eléctrico é bastante eficiente.
O sistema também é dotado de regeneração de energia, que carrega as baterias em desaceleração e durante as frenagens. Outra grande vantagem é o fato do motor ser reversível e servir também de marcha a ré, com uma velocidade até 3 km/h, uma preciosa ajuda em situação de manobra com a moto carregada.
Toda a ciclística desta moto foi revista no sentido de compensar o peso extra, que não foi anunciado, mas que deverá estar próximo a, pelo menos, 30kg. O sistema de comando do motor elétrico está completamente entrosado com o sistema original, tendo a Wunderlich investido em software perfeitamente compatível com a eletrónica de origem, utilizando a rede CAN bus de série para controlar a aceleração, a frenagem regenerativa e todas as demais funcionalidades.
FONTE: http://www.andardemoto.pt/