A “BMW GS” representa o prazer universal do motociclismo por mais de 35 anos: a “GS” incorpora a combinação ideal de turismo e conveniência em longas distâncias, aliado ao desempenho dinâmico e capacidade off-road. Isto se aplica especialmente às motocicletas BMW GS com um motor boxer. Elas são as companheiras perfeitas em condições extremas quando se trata de explorar os cantos mais remotos da Terra.
O conceito único global da R 1200 GS com seu caráter realista e poderoso motor de alto torque emociona um grande número de fãs de motocicletas em todo o mundo. Não é por acaso que esta moto tem dominado o seu segmento de mercado há muitos anos e é o produto mais vendido da marca BMW Motorrad. Com a nova BMW R 1200 GS, exposta no EICMA (salão de motocicletas de Milão), a BMW Motorrad expande o portfólio da GS não apenas com um novo produto aperfeiçoado, mas também por meio da ampliação das propriedades da motocicleta. Pela primeira vez, os clientes podem dar a uma BMW GS um toque mais marcado de enduro ou estilo distinto para se adequar à sua área preferencial de uso, encomendando os pacotes de estilo Rallye e Exclusive.
Motocicleta de enduro de viagens mais popular do mundo, a BMW R 1200 GS foi agora otimizada em uma ampla gama de áreas. Projetada para uma versatilidade ainda maior, ela explora uma amplitude de propriedades anteriormente desconhecidas, que vão desde o desempenho dinâmico ao conforto e conveniência off-road. Isto é devido a melhorias seletivas, novas características e, não menos importante, um programa muito amplo de equipamentos e acessórios opcionais.
O motor boxer com novo conversor catalítico e adaptada para adequar-se às normas de emissões da EU4
Alimentada pela caixa de ar/líquido-refrigerado com uma potência de 92 kW (125 cv) a 7.750 rpm e um torque máximo de 125 Nm a 6.500 rpm, a nova BMW R 1200 GS agora tem um catalisador adaptado para atender às mais recentes exigências da EU4. O modelo 2017 já viu a adição de um amortecedor de vibração no eixo de saída da transmissão e uma revisão do atuador do tambor de seleção e dos eixos de transmissão.
Riding Modes Pro como um recurso opcional com Controle de Tração Dinâmico (DTC) e novo Assistente de partida em ladeira.
Para a adaptação individual às preferências do condutor, a nova BMW R 1200 GS oferece dois modos de condução “Chuva” e “Estrada” de série, em conjunto com o Controle de Tração (ASC) para uma tração excelente. Com o equipamento opcional de fábrica, a nova BMW R 1200 GS pode ser equipada com “Riding Modes Pro”, que inclui os modos de condução adicionais “Dynamic”, “Dynamic Pro”, “Enduro” e “Enduro Pro”, bem como o Controle de Tração Dinâmico (DTC), que permite uma aceleração ainda mais eficiente e segura, especialmente na posição do banco.
Os modos de condução “Dynamic Pro” e “Enduro Pro”, ativados por meio de um plugue codificado, também oferecem opções de personalização que permitem adaptar o caráter da moto. Outros elementos do “Riding Modes Pro” são o novo Assistente de partida em ladeira para arranques convenientes, ABS Pro para uma maior segurança na frenagem e a luz de freio dinâmica, que é ainda mais eficaz para chamar a atenção para o fato de a motocicleta estar freando.
Ajuste de suspensão dinâmico (ESA) “Next Generation” com função de suspensão auto-nivelante totalmente automática
Uma nova dimensão de segurança, desempenho e conforto de condução é aproveitada com o opcional Ajuste de suspensão dinâmico (ESA) “Next Generation”: aqui o amortecimento adapta-se automaticamente à situação, dependendo da condição de condução e das manobras, e há também uma função automática de nivelamento automático para compensar todos os estados de carga.
Suspensão esportiva rígida para entusiastas off-road como uma opção de fábrica para a R 1200 GS Rallye
O pacote Rallye disponível de fábrica permite que a nova R 1200 GS seja otimizada para um uso off-road mais ativo. O desempenho off-road é significativamente aumentado devido a uma mola que deixa a suspensão mais rígida, suportes de mola mais longos e um curso de mola prolongado.
Novos acabamentos de pintura e estilo em três atraentes variantes
Enquanto a arquitetura de projeto subjacente da R 1200 GS foi preservada na nova versão, a ergonomia otimizada na área do joelho garante uma utilização off-road ainda melhor, enquanto contrastes mais aguçados, novos acabamentos de pintura e os dois pacotes de equipamentos opcionais Rallye e Exclusive enfatizam os diferentes talentos da BMW R 1200 GS em suas diferentes formas. Os detalhes foram otimizados no para-lamas dianteiro e no centro da tampa da roda dianteira, enquanto os pequenos defletores deslizantes conhecidos como winglets acrescentam um toque de perfeição aerodinâmica. O equilíbrio na entrada de ar e os painéis de compensação laterais do tanque de combustível também foram projetados recentemente. O novo estilo também foi aplicado aos dutos de ar de arrefecimento e aos elementos de compensação do radiador, que possuem uma superfície galvanizada ou são feitos de aço inoxidável (Rallye e Exclusive).
O caráter off-road da nova R 1200 GS é particularmente enfatizado na versão Rallye. A pintura em azul Lupine metálica, os elementos de decoração pintados sobre os lados do tanque de combustível em cores BMW Motorsport e o quadro em Cordoba Azul, junto com a transmissão preta, criam a produção de série GS mais esportiva de todos os tempos.
A presença pura da R 1200 GS Exclusive é ressaltada por painéis de compensação laterais de tanque de combustível em Monolith metálico mate com elementos claros, um protetor de respingos na roda dianteira e tampa de tanque de combustível central em Iced Chocolate metálico com um quadro acabado em Ágata Cinza metálico mate. A transmissão em preto e os compassos de calibre de freio acabados em dourado representam um refinado contraste.
Uma visão geral dos destaques da nova BMW R 1200 GS:
- Motor boxer com novo conversor catalítico e status de dados adaptado para atender às exigências da EU4 e uma saída inalterada de 92 kW (125 cv) a 7.750 rpm.
- Nova aparência mais robusta e visualmente melhorada.
- Estilo mais marcado e opções de cores atraentes.
- Mais opções de ergonomia com variações de alturas de assentos.
- Ampliação significativa das opções de modelo com relação à versão básica, desde a refinada R 1200 GS Exclusive até a R 1200 GS Rallye para pilotos com aspirações off-road.
- R 1200 GS Rallye – nova versão com substância adicional: assento Rallye, para-brisas esportivo, radiador e protetor de quadro, largos apoios para os pés e rodas raiadas, bem como uma suspensão esportiva profissional e pneus cravejados opcionais.
- Funções inovadoras fornecidas pela última geração do Ajuste de suspensão dinâmico (ESA): modo de amortecimento automático e nivelamento automático de suspensão para uma nova experiência de condução.
- Riding Modes Pro com DTC, Assistente de partida em ladeira e os novos modos personalizáveis Dynamic Pro e Enduro Pro como itens opcionais de fábrica.
- Novos acessórios opcionais, tais como suporte de proteção do cilindro, topcase para dois capacetes e peças de proteção off-road, bem como protetor do radiador e protetor do quadro.