A BMW Motorrad acaba de lançar a nova BMW R 1200 GS, modelo mais vendido da marca no mundo e líder há anos do segmento no Brasil. Com visual renovado e dinâmica aprimorada, a nova BMW R 1200 GS está mais versátil, confortável e robusta, oferecendo um nível inédito de equipamentos para a categoria. Apresentada no Salão de Milão (EICMA) em 2016, a nova BMW R 1200 GS faz jus à aptidão off-road que representa a sigla “GS” há mais de 35 anos. São duas versões disponíveis, Sport+ e Premium+, dois pacotes inéditos, Exclusive e Rallye, e preços entre R$ 64.900 e R$ 75.900. A gerente sênior de Marketing da BMW Motorrad Brasil, Luciana Francisco, falou sobre o lançamento: “A nova BMW R 1200 GS tem a combinação perfeita entre conforto em viagens de longa distância no asfalto e robustez para enfrentar trilhas e situações off-road, além de novas tecnologias que tornam a condução mais prazerosa. Sem dúvidas, o modelo seguirá liderando o segmento e conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo”.
Novo visual
A nova BMW R 1200 GS está com uma aparência mais robusta e arrojada, com linhas marcantes e novas opções de cores e acabamentos. Há mudanças no para-lama dianteiro, enquanto pequenos defletores (conhecidos por winglets) adicionam um toque de perfeição aerodinâmica. Os painéis de compensação laterais do tanque de combustível também foram projetados recentemente.
O novo estilo também foi aplicado ao radiador, que possui uma superfície galvanizada ou são feitos de aço inoxidável (pacotes Rallye e Exclusive). O caráter off-road da nova BMW R 1200 GS é enfatizado particularmente no pacote Rallye, que traz pintura metálica Azul Lupine, transmissão preta, elementos de decoração destacados sobre os lados do tanque de combustível em cores BMW Motorsport e quadro na coloração Azul Cordoba — combinação que resultou em nada menos do que a GS produzida em série mais esportiva de todos os tempos.
Já o pacote Exclusive traz tanque de combustível com elementos claros e cor Iced Chocolate metálico. A transmissão em preto e os freios acabados em dourado, por sua vez, representam um refinado contraste.
O painel de instrumentos da nova BMW R 1200 GS traz novo grafismo e layout, combinando elementos analógicos e um amplo visor digital, o que proporciona uma excelente visualização ao piloto. As cores disponíveis variam segundo a versão. Na configuração de entrada, estão disponíveis as cores Branca e Preta. O pacote Rallye traz a exclusiva tonalidade azul Rallye e, no pacote Exclusive, a carroceria pode ser pintada na cor Marrom.
Motorização
O modelo vem equipado com o vigoroso motor boxer, capaz de encarar as condições mais extremas dos cantos mais remotos da Terra. O bloco é bicilíndrico de oito válvulas, com 1.170 cilindradas, injeção eletrônica, módulo central remapeado, transmissão aprimorada em eixo cardã e refrigeração mista (líquido e ar). O conjunto, que é associado a um câmbio de seis marchas e embreagem hidráulica lubrificada a óleo, desenvolve potência máxima de 125 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 125 Nm a 6.500 rpm. Moderno e eficiente, o propulsor possui um catalisador adaptado para atender às exigências das normas de emissão da EU4. O novo modelo incorpora ainda um amortecedor de vibração no eixo de saída da transmissão e uma revisão do atuador do tambor de seleção e dos eixos de transmissão.
Dimensões
A nova BMW R 1200 GS manteve as excelentes dimensões que a permitem encarar com segurança e robustez os mais variados tipos de terreno. Assim, o modelo conta com 2,20 metros de comprimento; 1,41 metro de altura (sem espelhos); 95 cm de largura (com espelhos); 1,50 metro de distância entre-eixos e 85 centímetros /87 centímetros de altura dos assentos (ajustáveis). O peso total (abastecido com combustível, óleo e fluidos) é de 244 quilos. A capacidade máxima de carga é de 216 kg. Já a capacidade do tanque de combustível, por sua vez, é de 20L (mais cerca de 4 litros de reserva).
Pacotes e equipamentos
A BMW R 1200 GS oferece uma extensa lista de itens de série: acelerador eletrônico; ajuste dos manetes de freio e embreagem; ajuste de pré-carga do amortecedor traseiro; amortecimento variável auxiliar; assento em dois níveis; freios ABS; cavalete central; computador de bordo; controle automático de estabilidade (ASC); embreagem anti-deslizante; eixo cardã; guidão com ajuste de posição; imobilizador eletrônico; indicador de direção branco cristal; modos de pilotagem variados, lanterna traseira em LED; para-brisa com ajuste de altura; protetor de cárter; rodas de liga leve, tomada de 12V; suporte de top case e suspensões paralever e telelever.
Na versão Sport+ (R$ 64.900) estão incluídos todos os itens de série anteriores mais farol em LED; luz de posição diurna; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus (RDC); piloto automático; protetores de mãos; luzes de direção em LED e manual do proprietário em português.
Na versão Premium+ (R$ 74.900) são adicionados todos os itens da versão Sport+ mais controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico de suspensão (ESA); sistema de partida sem chave (keyless); assistente de partida em subida; computador de bordo PRO; assistente de troca de marchas PRO; modos de pilotagem PRO; preparação para GPS; ABS PRO; controle automático de estabilidade (ASC); motor com acabamento preto (disponível apenas para o pacote Rallye); suporte para malas laterais; rodas raiadas.
Essa versão Premium+ pode ser equipada também com os novos pacotes Exclusive ou Rallye, por mais R$ 1.000. O pacote Exclusive traz itens de requinte ao modelo, enquanto o pacote Rallye tem assento especial Rallye, para-brisa esportivo, protetor de chassi e largos apoios para os pés e rodas raiadas.
Dinâmica, segurança e conforto
A nova BMW R 1200 GS oferece diversos dispositivos que garantem uma dinâmica aprimorada e o máximo de conforto a bordo para piloto e passageiro. O modelo vem equipado de série com dois modos de condução: “Chuva” e “Estrada”, oferecidos em conjunto com o Controle de Tração (ASC). O Riding Modes Pro (opcional) inclui os modos de condução adicionais “Dynamic”, “Dynamic Pro”, “Enduro” e “Enduro Pro”, assim como o Controle de Tração Dinâmico (DTC), que permite uma aceleração ainda mais eficiente e segura.
Os modos de condução “Dynamic Pro” e “Enduro Pro”, ativados por meio de um plugue codificado, também oferecem opções de personalização que permitem adaptar o caráter da moto. Outros elementos do Riding Modes Pro são o novo Assistente de Partida em Ladeira, os freios ABS Pro para uma maior segurança na frenagem e a luz de freio dinâmica, que é ainda mais eficaz ao chamar a atenção para a frenagem da motocicleta.
Em relação à segurança, o equipamento opcional Ajuste de Suspensão Dinâmico (ESA) “Next Generation” tem um sistema especial de amortecimento que se adapta de maneira automática à situação enfrentada pelo motorista, de acordo com sua condição de condução e a manobra realizada. Há também uma função totalmente automática de nivelamento para compensar os mais variados tipos de terreno.
Já o pacote Rallye, disponível de fábrica, permite que a nova BMW R 1200 GS seja usada de forma mais ativa no off-road devido a suportes de mola mais longos, um curso de mola prolongado e a uma mola que deixa a suspensão mais rígida, garantindo o total controle e conexão entre o piloto e a motocicleta.