Disponível nos compostos K1, K2 e K3, este pneu garante grande aderência em todas as situações, precisão, estabilidade e ótimo desempenho
A METZELER apresentou o novo pneu Racing Supersport RACETEC™ RR durante a coletiva internacional de imprensa, realizada no estande da marca na Feira Mundial de Motociclismo EICMA, que acontece anualmente em Milão e comemora este ano o centenário.
O RACETEC™ RR, sucessor do RACETEC INTERACT™, é o novo pneu METZELER disponível nos compostos K1, K2 e K3 e se destaca pela alta aderência em todas as condições de pilotagem, com precisão, excelente estabilidade e ótimo desempenho.
As origens: o mundo das corridas de rua
O RACETEC™ RR é a evolução do RACETEC INTERACT™, que acompanha o desenvolvimento das novas motos, e surge da experiência da METZELER em corridas de rua em que a marca do elefante tem participado com bons resultados há muitos anos. Em 2014, os pilotos patrocinados pela METZELER subiram ao pódio 39 vezes, com 16 vitórias nas principais competições. Os esforços significativos nessa área proporcionaram à METZELER renovar completamente a gama de pneus esportivos e, em 2013, desenvolver e lançar o SPORTEC ™ M7 RR. Um ano depois, mais um projeto de renovação se completa com o lançamento do RACETEC™ RR.
O RACETEC™ RR foi projetado e testado em grandes competições como a North West 200, a Metzeler Ulster Grand Prix, a Southern 100 e, especialmente, a Isle of Man TT, na categoria Supersport ao equipar a moto Triumph Daytona de Gary Johnson. Essas corridas não aconteceram em pista de corrida, e sim nas ruas e durante o ano todo, sendo, portanto, possível encontrar diversas situações que os motociclistas enfrentam. Por esta razão, a METZELER escolheu estes eventos para fazer testes e desenvolvimento.
As origens do RACETEC™ RR têm relação com o nome: RACETEC™ caracteriza a gama dos produtos da METZELER dedicados ao esporte; e RR, que vem da denominação Road Racing, comprova o contexto no qual o projeto foi criado.
Qual é o público do RACETEC™ RR?
O RACETEC™ RR é voltado para pilotos de todos os níveis, inclusive os motociclistas de trackday, que usam o circuito como hobby.
No caso do composto K3, o RACETEC™ RR é projetado para todos os donos de motos Supersport e Naked que gostam da pilotagem esportiva e que preferem maior aderência mesmo na estrada, para garantir emoção e um alto nível de desempenho.
As características e os benefícios do novo RACETEC ™ RR
O RACETEC™ RR tem tecnologias, materiais, processos avançados e know-how alcançados pela METZELER ao longo dos anos, além do novo nível de desempenho. O pneu oferece novos perfis, materiais, compostos e banda de rodagem.
Road Racing é uma das competições mais difíceis e desafiadoras, devido à combinação de fatos como as longas distâncias de corrida, alta velocidade, altitude e mudanças de temperatura média, juntamente com a variedade de superfícies da pista. O RACETEC™ RR é projetado para atender a todas essas situações, oferecendo uma quilometragem e estabilidade inigualáveis, combinadas com uma grande versatilidade.
Os principais benefícios do RACETEC™ RR são:
- Aderência em todas as condições, tanto em rua quanto em pista de corrida, graças à versatilidade dos compostos;
- Precisão e estabilidade, características úteis em pistas inclinadas e retas, que provêm da capacidade do pneu em absorver o impacto em asfaltos acidentados;
- Desempenho e estabilidade durante toda a vida útil do pneu.
O pneu traseiro do RACETEC™ RR é bi-composto e oferece uma ótima aderência nas curvas, além da grande estabilidade durante altas velocidades. Ao contrário do antecessor, todas as medidas e compostos do RACETEC™ RR têm o índice de velocidade W entre parênteses, que permite que esses pneus sejam usados nas ruas e em circuitos.
As corridas de rua geralmente são de alta quilometragem, com até 240 quilômetros no total, em média duas vezes superior à distância percorrida em circuitos. Por esta razão, a durabilidade e a capacidade de preservar as condições e o desempenho do pneu são um fator importante para a vitória. O RACETEC™ RR é o vencedor nesta área devido às características dos compostos e ao design da banda de rodagem.
Os compostos
Todas as especificações de compostos utilizados no RACETEC™ RR são caracterizadas por uma grande resistência à abrasão, devido à dispersão dos ingredientes iguais, obtidos por meio de um processo de mistura patenteado.
Para lidar com as mudanças nas condições durante a corrida, a METZELER vem expandindo muito a versatilidade de seus compostos. Se, por exemplo, a versão K2 do antigo RACETEC INTERACT™ foi destinada para ser usada em condições mais difíceis e a baixa temperatura, o novo composto K2 do RACETEC™ RR agora também oferece alto desempenho mesmo nas temperaturas mais altas e asfaltos mais lisos. Da mesma forma, o composto K1 do RACETEC™ RR também pode ser usado em temperaturas mais baixas e estradas com superfície mais agressiva.
Para atingir esse objetivo, o foco do trabalho foi maior nas fórmulas dos compostos, equilibrando polímeros e resinas, a fim de gerar propriedades diferentes.
O RACETEC™ RR está disponível nos compostos K1, K2 e K3. Motociclistas podem distinguir facilmente um composto do outro graças às indicações na lateral e às listras coloridas na banda de rodagem.
- K1 –SOFT refere-se ao composto macio. Ele tem uma etiqueta lateral com K1 escrito em azul e uma faixa azul na banda de rodagem.
- K2 –MEDIUM refere-se ao composto de rigidez média. Ele tem a lateral com K2 escrito em verde e uma faixa da mesma cor na banda de rodagem.
- K3 –HARD refere-se ao composto mais duro. Distingue-se por uma etiqueta lateral com K3 em amarelo e uma listra também amarela na banda de rodagem.
Com relação aos pneus traseiros, os critérios para a aplicação se baseia na rigidez do asfalto, nas temperaturas externas e na duração do desempenho exigido.
Por exemplo, o asfalto quente perde parte de sua aderência mecânica natural, tornando-se mais suave e mais escorregadio. Nestas condições é necessário um composto macio (como o K1), já que ele pode penetrar a superfície da pista. Já o asfalto frio tende a ser mais agressivo e mais duro, oferecendo maior aderência mecânica que, por um lado, é uma vantagem, mas por outro pode fazer com o pneu se desgaste e rasgue, o que exige um composto mais resistente (como o K2).
Os critérios para os pneus dianteiros são baseados não só nas temperaturas externas e no tipo de pista (muitas curvas, retas longas etc.), mas também no estilo de direção, fator que afeta os pneus. Com relação às condições meteorológicas, quando a temperatura da pista aumenta, o composto tende a perder sua compacidade e rigidez. Esse comportamento pode ser prejudicial nas inclinações. Então, um composto mais rígido como o K2 pode reduzir esse efeito. Ao contrário do caso anterior, quando a pista está fria, o composto tende a ficar mais rígido e isso prejudica a aderência e a estabilidade durante a frenagem. Nestas condições, é mais indicado usar um composto macio como o K1.
O composto K3 é voltado para o uso não competitivo e pode ser usado em qualquer temperatura, qualquer condição ou abrasividade do asfalto, e é capaz de oferecer maior quilometragem.
Outra característica que difere o Road Racing é a presença de retas muito longas, onde as motos mantêm velocidades acima de 300 quilômetros por hora por um longo tempo. Normalmente, essa situação gera um aquecimento da parte central do pneu que fica em contato com o solo, além de causar um esfriamento nas laterais. Então, ao entrar na curva, após a reta, a lateral pode não estar na temperatura correta e poderá não ser capaz de garantir a aderência necessária. O RACETEC™ RR traseiro é bi-composto e conta com uma estrutura de “cobertura e base”, na qual o composto do centro suporta a posição lateral. Enquanto gera menos calor, este composto central consegue distribuí-lo no substrato e aquecer os compostos das laterais. Com esta solução, quanto mais longa a reta, mais o composto central fará contato, podendo assim, aquecer as laterais, atingir e manter a temperatura e garantir a aderência ideal nas curvas.
Banda de rodagem
A disposição dos sulcos longitudinais é desenvolvida para ter uma banda de rodagem compacta na parte central e melhorar a estabilidade em linha reta. E a disposição dos sulcos transversais proporciona aderência nas curvas em todas as condições ao mesmo tempo em que minimiza os efeitos do desgaste.
Estrutura e perfis
A estabilidade é um fator chave para as corridas de rua. Nas retas de alta velocidade, a moto sofre uma vibração que pode afetar o desempenho.
O material inovador da carcaça usado na estrutura do RACETEC™ RR eleva sua rigidez lateral a fim de minimizar esses problemas.
No caso de um circuito de rua que tenha peculiaridades como bueiros, áreas de reforma, buracos etc., o pneu também pode perder aderência subitamente.
O perfil do pneu foi projetado para absorver a rigidez e, ao mesmo tempo, diminuir a deformação do impacto sem gerar vibrações.
As medidas
O RACETEC™ RR estará disponível em todos os revendedores METZELER a partir de março de 2015 com as seguintes medidas e compostos: