SALÃO DUAS RODAS 2017 NA VISÃO DE JOSÉ VICTORINO
Dia 13/11, Avant Premier BMW no Salão Duas Rodas, e o privilégio de ser convidado pela BMW Motorrad do Brasil.
As novidades começam com a mudança do local onde o Salão foi realizado.
Para quem não teve a oportunidade de visitar, este ano – 2017 – o Salão foi realizado Centro de Exposição Imigrante, “quebrando” a tradição do Anhembi. Embora não seja uma região das mais seguras de se ir de moto, o pavilhão ficou mais agradável e proporcional ao tamanho do mercado.
Falando em BMW que é o que nos interessa, a marca Bavária apresentou algumas máquinas interessantes, mostrando o que podemos esperar de novidades para o próximo ano.
São elas: G 310 GS, K 1600 GTL e a K 1600 B – Um novo estilo na linha da marca com lançamento mundial esse ano, muito comum nos USA.
A G 310 GS Equipada com um motor monocilíndrico, de 313 cc com 34 cv, é a cara da “irmã” maior. Parece perfeita para o uso no dia-a-dia, aparentando ser uma opção compacta, versátil e confortável,. Com início da produção em Manaus (AM) programado para 2018, a nova BMW G 310 GS deverá chegar às concessionárias autorizadas BMW Motorrad no primeiro semestre do ano que vem.
A K 1600 GTL com seu maravilhoso (sou suspeito em falar) motor de 6 cilindros vem com novas tecnologias embarcadas, entre elas destaco o botão de emergência para caso de acidente e a marcha a ré.
Já a K 1600 B, uma bagger, com um toque futurista e muita tecnologia embarcada vai impactar o mercado americano, mas aqui, embora seja um objeto de desejo para muitos, será um produto de nicho, pois deverá ter um preço elevado para uma moto pouco confortável para um(a) garupa.
Tinha, ainda, a magnifica HP4 RACE, cuja produção é limitada em apenas 750 unidades, sendo que somente cinco delas serão destinadas ao Brasil.
Fabricada em Berlim, num processo de montagem artesanal realizado por especialistas da BMW Motorrad, a HP4 RACE possui quadro principal construído em fibra de carbono e um propulsor de quatro cilindros com 999 cc capaz de gerar vigorosos 215 cv. Custará a bagatela de R$490 mil. Quem se habilita??
O que não entendo é porque a BMW reduz tanto a oferta de modelos no Brasil como, por exemplo, a RT ou a GT. Isso sem mencionar a enorme gama de modelos disponíveis “lá fora” e não desembarcam por aqui. Fica a pergunta: será que a scooter 400 virá?
Um ponto marcante e negativo foi não apresentar nenhuma GS – 800 ou 1200 – com o novo painel digital. Era visível a decepção dos clientes com essa ausência, ainda mais depois de tanta divulgação, como fotos e vídeos, que vimos nos últimos dias vindos de Exposições fora do Brasil.
Além das motos tinha ainda um espaço reservado para o BMW Rider Experience com seu profissionais dando dicas de pilotagem, viagens entre outras.
Esse foi um resumo do que posso compartilhar com vocês, já que a atmosfera descontraída e agradável do Stand, assim como a empolgação de toda equipe BMW, fica difícil de descrever.
Deixo aqui meu agradecimento a BMW Motorrad do Brasil pelo convite.
Abraço a todos.
Victorino