Por Fernando Costa.
Muitos apaixonados pelas motos BMW são também apaixonados pelas clássicas, as velhinhas ou pretinhas (que, às vezes nem pretas são), ou antiguinhas, ou seja lá como você as chame…
Mas, o que torna uma BMW realmente clássica, objeto de desejo dos fãs e colecionadores?
Na verdade, ao menos para mim, não há uma definição clara… e acho bom que seja assim. Em um mundo cada vez mais ditado por regras e rótulos, é bem legal que a definição de *clássica* seja a mais ampla possível.
Até recentemente, algumas décadas atrás, muitos entendiam como clássicas toda BMW que fosse fabricada até 1969 quando as /2 (denominação também sujeita a discussões) deixaram de ser fabricadas dando lugar às /5.
Com o passar dos anos, as /5 e suas sucessoras, as /6, especialmente a R90S, foram avidamente incorporadas à categoria de clássicas.
Com o advento da G/S no início da década de 80, os primeiros modelos passaram a ser clássicos e colecionáveis e atualmente há muitos que já consideram as 1100 e as 1150 também *clássicas*. Possivelmente em um futuro próximo, as 1200 oilhead (não refrigeradas a água) também começarão a ser consideradas clássicas.
As próprias K, esnobadas a princípio pelos puristas que não admitiam nada que não fosse boxer, ou um cilindro vertical, já começam a ser olhadas com muita simpatia e a ser consideradas clássicas, principalmente os primeiros modelos das K100, K75 e K1.
Há uma corrente de colecionadores que afirma que clássica são as primeiras que incorporaram alguma alteração importante, como válvulas no cabeçote, suspensão traseira de pino oscilante, e por aí vai… ou, no outro extremo, clássica seria o modelo imediatamente *anterior* à inovação, como válvulas laterais, suspensão rabo duro, etc.
Mas, no final, acho que toda vez que olhamos uma BMW e sentimos um certo saudosismo, ou nos encantamos por sua estética ou nos admiramos pelo avanço tecnológico que aquele modelo incorporou, as menos para nós, estamos diante de uma clássica.
E para você, o que é uma BMW Clássica?
Tenho uma R100S ano 1980, uma genuína Café Racer da BMW e a considero uma clássica pois tem motor Boxer 1000cc, 72CV, 8kgf.m e foi a primeira BMW a fazer de 0 a 100km/h em menos de 6seg de 0 a 200km/h em menos de 13seg e a ter top speed de 210km/h…e ainda não tem ABS, EVO, Controle de tração, Cruise Control, Aquecimento de manoplas, etc
Parabéns Dawson! Maravilhosa moto! Desde o início, a BMW sempre se destacou por produzir versões esportivas; acho que a R50S e a R69S, introduzidas em 1960, foram as primeiras a incorporar o sufixo S de *sport*. Foram seguidas pela R90S e pela tua R100S e o hábito continuou nas demais séries. Quando decidiram entrar de cabeça no mercado das esportivas, colocaram o S como prefixo, e não sufixo, e introduziu as sensacionais S1000.
Para quem se interessar por detalhes da R100S segue abaixo a ficha completa:
Start of Production
1976
BMW R100S
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End of Production
1980
Numbers Produced
11,762
Price
10,190 DM
Engine
Motor Type
Four-stroke two cylinder horizontally opposed “Boxer” engine, air cooled
Bore x Stroke
94 x 70.6 mm (3.70 x 2.78 in)
Displacement
980 cc
Max Power
65 hp (48 KW) at 6,600 rpm. 1978: 70 hp (51 Kw) at 7,250 rpm
Max Torque
75 Nm / 55 ft lb at 5,500 rpm 1978: 77 Nm / 56 ft lb at 5,500 rpm
Compression Ratio
9.5 : 1
Valves Per Cylinder
2
Valve Control
OHV, using push rod and rocker arm
Carburation System
2 constant depression carburettors, Bing 94/40/103 – 94/40/104 or 94/40/105 – 94/40/106
Engine Lubricating System
Wet sump
Power Transmission
Clutch
Dry single plate, with diaphragm spring
Number of Gears
5
Gear Selection
Dog type gearbox (ratchet foot lever)
Gearbox Ratios
4.4 / 2.86 / 2.07 / 1.67 / 1.50 : 1 (Optional sport version: 3.38 / 2.43 / 1.93 / 1.67 / 1.50
Rear Wheel Ratio
1: 2.91 or 1 : 3.0
Bevel/Crownwheel
11 / 32 teeth or 11 / 33 teeth
Electrical System
Ignition System
Battery ignition
Alternator
Bosch 12V/240 W
Starter
Bosch 0.6 Kw
Spark Plugs
Bosch W 225 T 30 / Beru 230/14/3 A / Champion N6Y
Chassis
Type of Frame
Double loop tubular frame with bolt on rear section
Front wheel suspension
Telescopic fork with hydraulic shock absorber
Rear wheel suspension
Long swinging arm with adjustable strut
Spring Travel Front/Rear
200 / 125 mm (7.87 x 4.92 in)
Wheel Rims, Front
1.85 B 19
Wheel Rims, Rear
2.15 B 18
Tyres, Front
3.25 H 19
Tyres, Rear
4.00 H 18
Brakes, Front
Dual disc brake 260 mm / 10.23 in diameter. ATE 1 piston caliper
Brakes, Rear
Simplex drum brake 200 mm / 7.87 in diameter. 1978: single disc brake 260 mm / 10.23 in diameter
Dimensions/Weights
Length x Width x Height
2130 x 746 x 1210 mm (83.85 x 29.37 x 47.63 in)
Wheel Base
1465 mm / 57.67 in
Fuel Tank Capacity
24 litres / 5.27 gal / 6.34 gal US
Unladen Weight with Full Tank
220 Kg / 484 lb
Max. Permissible Weight
398 Kg / 876 lb
Ground Clearance
165 mm / 6.49 in
Seat Height (Unladen)
820 mm (32.3 inches)
Fuel Consumption (at constant 90 Kph)
65 hp 5.45 litres / 51 mpg / 43 mpg US and 70 hp 5.75 litres per100 Km / 49 mpg / 40 mpg US
Top Speed
200 Kph / 124 mph
Acceleration 0 – 100 Kph / 62 mph
65 hp: 4.7 seconds. 70 hp: 4.6 seconds