Em 1980 a BMW fez história ao lançar o modelo GS ( https://www.beemer.com.br/gs-nasce-uma-lenda-e-uma-nova-categoria-em-motociclismo/ ). A indústria de motociclismo jamais seria a mesma. Motos rápidas, com uma ciclística maravilhosa e suspensão para todo tipo de terreno, logo se tornaram as preferidas
de 10 entre 10 viajantes aventureiros. Na outra ponta da história, nos dias de hoje, vemos que essa moto linda, simples, versátil, desenvolveu-se e alcançou a sofisticação da R1200GSA/LC, introduzida em 2013/2014.
É fascinante analisar a evolução da família GS no conceito Adventure.
Logo após a R80G/S, a BMW introduziu a R100GS, com motor de 1000cc e 60HP, comparados aos 50HP do primeiro modelo. A suspensão traseira foi aprimorada, com a substituição do Monolever pelo Paralever ainda usado hoje. Essas motos continuam rodando o mundo por serem confortáveis e extremamente confiáveis. Além disso, a manutenção e consertos durante uma longa viagem podem ser realizados pelos próprios pilotos desde que tenham algum conhecimento de mecânica.
Mas foi em 1988 que a BMW deu, efetivamente, o primeiro passo no conceito *Adventure* ao introduzir a BMW R100GSPD (o sufixo PD, obviamente, é em alusão ao rally Paris-Dakar, berço da GS).
Com um enorme tanque de 35 litros que incluía um portaluvas, protetor de cárter maior e protetor do cavalete central, carenagem parcial na parte inferior do motor e painel que incluía contagiros e relógio, a PD vinha com um banco solo e um rack logo atrás no lugar da garupa, uma meia-carenagem montada no quadro com farol retangular e piscas. Havia modelos com o paralama dianteiro bem alto, outros com o paralama baixo e outros com os dois paralamas.
A GSPD foi inicialmente lançada em dois grafismos, o verde e preto acima e o maravilhoso vermelho e branco, no detalhe abaixo, talvez um dos grafismos mais lindos da BMW.
Apesar de não serem, ainda, assim denominadas, estava criado e lançado pela BMW um novo conceito de motocicleta que, mais uma vez, iria revolucionar o mercado: o conceito de moto *ADVENTURE*. Motocicletas robustas, com tanque grande que permitisse cobrir longas distâncias onde talvez o abastecimento de combustível fosse limitado, suspensão de curso longo para enfrentar qualquer tipo de terreno, transmissão a cardã, proteção de motor, cárter, etc, e conforto extremo para que o aventureiro pudesse devorar milhares de quilômetros sem se cansar.
Em 1995, com a introdução da GS1100 e os motores oilhead com suspensão dianteira Paralever, a fantástica GSPD deixou de ser fabricada. Ainda hoje podemos ver essas motos rodando o mundo pilotadas por aventureiros que não as trocam por nada.
Em 2000, após a introdução da GS1150, a BMW oficializou o conceito introduzindo a BMW 1150 GS ADVENTURE, a GSA. Claramente inspirada na GSPD, a GSA 1150 talvez seja a motocicleta de aventura mais confiável e versátil jamais fabricada, sentindo-se muito bem no asfalto e, em mãos competentes, uma verdadeira capeta no offroad.
Por isso, ao admirarmos a R1200GSA/LC, podemos identificar o DNA da R100GSPD na criação do conceito Adventure.
Por Fernando Costa