CAPÍTULO 1 – R32 POR FERNANDO COSTA
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Logo após a Primeira Guerra e o Tratado de Versalhes, que impôs severas limitações à indústria alemã, muitas empresas devastadas, inclusive a BMW, tiveram de se reinventar para que não morressem. A fabricação de motores de aviões na Alemanha fora proibida pelo tratado de Versalhes e a BMW logo procurou se diversificar e começou a produzir motores industriais que também foram adaptados para uso em motocicletas.
A história é longa mas, resumidamente, o primeiro motor para uso em motos foi fabricado já em 1919, denominado MB215.Boxer de 494cc, o MB215 produzia 6,5HP e logo equipou as lindas motocicletas Victoria.
Na Victoria o motor foi montado longitudinalmente, o que afetou, e muito, a refrigeração do cilindro posterior.
Após uma série de eventos, a BMW resolveu, a partir do MB215, desenvolver um motor aperfeiçoado, o BMW M2B33 e, com ele, construir sua própria motocicleta, a lendária R32.
O novo motor também era um boxer de 494cc que produzia 8,5HP e foi montado *transversalmente*; a motocicleta era dotada de uma caixa de transmissão de 3 velocidades e transmissão final a cardã, um layout que, impressionantemente, ainda sobrevive nos dias de hoje em motocicletas moderníssimas como a R1200GS/LC, a R1200RT/LC e tantas outras.
Foram fabricadas 3.090 unidades dessa deslumbrante motocicleta e diversos exemplares sobreviveram e se encontram em museus e coleções particulares.
Aqui no Brasil temos ao menos um lindo exemplar no museu BMW de Curitiba. Tive o prazer de ver e ouvir funcionar essa moto na viagem organizada pelo Beemer ao museu de Curitiba em 2012.