BeeMer
  • Home
  • Passeios/Eventos
    • Reserva Eventos
    • Passeios Realizados
  • Quem Somos
  • Notícias
    • Manuais
    • Destaques
    • Informativo
    • ALEMÃO INFORMA
    • BMW Informa
  • Comunidade
    • Parceiros
    • Fórum
    • Galeria de Fotos
    • Vídeos
    • Classificados
      • Pesquisar Anúncio
      • Postar Anúncio
  • Contato
24 de novembro de 2014 por BeeMer

HISTÓRIAS DE BMW CLÁSSICAS E DE COINCIDÊNCIAS… MUITAS COINCIDÊNCIAS

HISTÓRIAS DE BMW CLÁSSICAS E DE COINCIDÊNCIAS… MUITAS COINCIDÊNCIAS
24 de novembro de 2014 por BeeMer

Duas experiências me marcaram na adolescência, responsáveis pela minha admiração pelas motos BMW, ambas na década de 60. A R60 de um amigo de meu irmão e o Jô Soares que vi umas duas vezes pilotando sua R75/5 branca. Duas imagens que até hoje guardo na cabeça.

Acabei comprando minha primeira BMW em 1975, uma maravilhosa R90S, ainda na caixa, que conservo até hoje.

Junto com a moto ganhei um amigo, Daniel Omar Basconcello, o Daniel Ché, que na época era um garoto recém chegado da Argentina e já responsável pela manutenção das motos BMW. Frequentávamos a oficina do Daniel em seus diversos endereços e lá conheci o George Hart e sua linda R60/5 branca. Chegamos a fazer alguns passeios juntos, George sempre um cavalheiro, pilotando a moto que, mais tarde, soube que se chamava Twiggy. Pronto: três imagens agora, a R60 preta do amigo de meu irmão, a R75/5 do Jô Soares e a R60/5  do George Hart, a Twiggy.

Décadas se passaram e há mais ou menos dois anos resolvi dar uma mão a dois sobrinhos que buscavam um R90S e contatei um colecionador amigo do Rio que estava vendendo algumas motos de sua linda coleção. A R90S não deu certo mas havia uma linda R75/5 branca. Apaixonei-me na hora e resolvi realizar o sonho de ter uma /5 branca em homenagem àquelas lembranças minhas.

Fui buscar a moto no Rio e vim pilotando até Ilhabela, onde moro, e depois a levei ao Daniel Ché para uma série de restauros/atualizações pois a moto estava parada há muitos anos.

COINCIDÊNCIAS

Soube então que Fabiano, amigo e fã das clássicas, havia adquirido na mesmíssima época uma R60/5 branca em excelentes condições. E aí veio a primeira coincidência: a moto que Fabiano comprou era justamente a Twiggy, comprada das filhas do George que, infelizmente, falecera alguns anos antes. E hoje tenho o privilégio de admirar sempre a Twiggy e vê-la em ação nos passeios que fazemos. A história da Twiggy pode ser vista aqui http://www.motosclassicas70.com.br/minha_bmw_r60.htm e abaixo uma foto do saudoso George e a Twiggy.

COINCIDÊNCIAS2

Sempre que posso, busco um pouco o histórico das motos clássicas e comecei a fuçar a história da minha R75/5 branca, que batizei de Germana. Consegui o telefone da pessoa que vendeu a Germana ao colecionador do Rio, um simpático cirurgião do interior de São Paulo, que tinha a ficha completa da moto e a informação mais importante: a Germana nada mais é do que a moto do Jô Soares, que fora vendida a outro senhor do interior de São Paulo, que faleceu, ficou abandonada algum tempo, e foi vendida pelos filhos a este cirurgião. Mais uma coincidência então: aquela mesma moto que povoara meus sonhos de adolescente agora estava comigo, e passeando com a Twiggy, outro ícone meu.

Mas as coincidências não param aí. Um dia, na oficina do Daniel Ché, que também tem uma linda R75/5, vermelha, que volta e meia vai a Buenos Aires, começamos a comparar as motos e mais uma coincidência: o número de série da Germana é 2984301 e o da moto do Daniel é 2984300!! Ou seja, depois de todos esses anos, as duas irmãs gêmeas, com a diferença de *1* entre os números de série, voltam a se encontrar. Daniel se lembrou de um lote de BMWs que chegou no início da década de 70 e que ficaram detidas por alguns anos. Provavelmente nossas motos pertenciam a esse lote. Resolvemos fuçar e mais coincidências apareceram:

. Daniel Ché  2984300
. Germana     2984301
. sobrinho      2984315
. amigo do RJ 2984316

De acordo com os arquivos da BMW Motorrad todas essas motos foram fabricadas em outubro de 1971. Assim como a Twiggy!! (a R60/5 segue numeração diferente).

Para quem é apaixonado por essas lindas máquinas, segue abaixo um resumo do que conseguimos descobrir sobre as diferentes versões da R75/5 (correções e adições são bem vindas):

modelo 69 (SWB – short wheel base):
. banco com capa lisa e duas barras de metal, uma em cada lado
. não há protetores de bateria
. tubos de tomada de ar e mangueiras cinza
. luz indicadora do pisca amarela
. tanque grande

modelo 72 (SWB):
. banco com estrias tipo flute e uma só barra de metal; placa identificadora do modelo na traseira do banco.
. protetores de bateria
. tubos de tomada de ar e mangueiras pretas
. luz indicadora do pisca verde
. em algumas motos, tanque pequeno com duas placas de metal laterais decorativas (toaster); aliás, li que os protetores de bateria foram desenvolvidos para combinar com o tanque.

modelo 73 (LWB – long wheel base)
. alongamento do chassi (parte traseira) para melhorar estabilidade
. acomoda bateria maior (há mais espaço no chassi)
. volta ao tanque grande; esses novos tanques grandes possuem uma concavidade embaixo para acomodar o master cylinder e a parafernália do freio a disco já em preparação para a /6.

Fernando Costa

Artigo anteriorAUTOKRAFT convida: 5º Aniversário Moto Grupo Amigos da PrataPróximo artigo BMW Star News - Preço Especial - R nineT

2 comments

Levi disse:
16 de janeiro de 2015 às 14:03

Muito boa esta história, parabéns! E olha que eu não acredito em coincidências.

abs
Levi

Acesse para responder
Fernando Costa disse:
22 de janeiro de 2015 às 12:14

Levi, eu também não acredito em coincidências, pero que las hay, las hay 😉

Acesse para responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Novidades

Campanha em redes sociais celebra a paixão pela linha GS20 de abril de 2021
BMW Motorrad lança programa oficial de seminovas certificadas15 de abril de 2021
Modelos GS 40 anos já estão disponíveis nas concessionárias14 de abril de 2021

Parceiros





Você deve estar se perguntando

Mas o que é BeeMer?
Simples!!!

Se você tem uma BMW
então você é um de nós!

Novidades

Campanha em redes sociais celebra a paixão pela linha GS20 de abril de 2021
BMW Motorrad lança programa oficial de seminovas certificadas15 de abril de 2021
Modelos GS 40 anos já estão disponíveis nas concessionárias14 de abril de 2021

Próximos eventos

    • 2° Encontro BeeMer - Florianópolis/Costão do Santinho
    • 03/06/2021 - 06/06/2021
    • Florianópolis
    • URUBICI 2021 (Serra do rio do Rastro e Corvo Branco)
    • 30/10/2021 - 02/11/2021
    • Urubici
    • LISTA DE ESPERA - URUBICI 2021 (Serra do rio do Rastro e Corvo Branco)
    • 30/10/2021 - 02/11/2021
    • Urubici
Beemer - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento Transpiração

Faça seu login

Registrar-se

Próximos eventos

    • 2° Encontro BeeMer - Florianópolis/Costão do Santinho
    • 03/06/2021 - 06/06/2021
    • Florianópolis
    • URUBICI 2021 (Serra do rio do Rastro e Corvo Branco)
    • 30/10/2021 - 02/11/2021
    • Urubici
    • LISTA DE ESPERA - URUBICI 2021 (Serra do rio do Rastro e Corvo Branco)
    • 30/10/2021 - 02/11/2021
    • Urubici