Munique/Spartanburg, EUA. O Grupo BMW está explorando pela primeira vez o uso de robôs humanóides em produção. Durante um teste que durou várias semanas na fábrica do BMW Group em Spartanburg, o mais recente robô humanóide, Figure 02 da empresa californiana Figure, inseriu com sucesso peças de chapa metálica em acessórios específicos, que foram então montados como parte do chassi. O robô deve ser particularmente hábil para completar esta etapa de produção.
Munique/Spartanburg, EUA. O Grupo BMW está explorando pela primeira vez o uso de robôs humanóides em produção. Durante um teste que durou várias semanas na fábrica do BMW Group em Spartanburg, o mais recente robô humanóide Figure 02 da empresa californiana Figure inseriu com sucesso peças de chapa metálica em acessórios específicos, que foram então montados como parte do chassi. O robô deve ser particularmente hábil para completar esta etapa de produção. Ao mesmo tempo, usar um robô pode evitar que os funcionários tenham que realizar tarefas ergonomicamente incômodas e cansativas. Juntamente com a Figure, o Grupo BMW está atualmente testando e avaliando como robôs humanóides podem ser usados com segurança na produção de automóveis. Este vídeo mostra o teste na oficina da fábrica do BMW Group em Spartanburg: https://b.mw/Figure_02 “Os desenvolvimentos no campo da robótica são muito promissores. Com uma operação de teste inicial, estamos agora determinando possíveis aplicações para robôs humanóides em produção. Queremos acompanhar esta tecnologia desde o desenvolvimento até à industrialização”, afirma Milan Nedeljković, membro do Conselho de Gestão de Produção da BMW AG.
Com o BMW iFACTORY, a visão para a produção do futuro, o Grupo BMW está sempre em busca de novas tecnologias. Eficiência, digitalização e sustentabilidade são fundamentais para a concretização desta visão. Durante o teste, o Grupo BMW obteve um conhecimento valioso sobre quais requisitos devem ser atendidos para poder integrar os chamados robôs multifuncionais em um sistema de produção existente. Isso inclui como os robôs humanóides se comunicam com o sistema em condições reais. Após o primeiro uso na produção de automóveis, os especialistas do Grupo BMW e da Figure estão colaborando para preparar a Figure para futuras aplicações na produção e continuando a desenvolver os robôs, com base nas descobertas. A Figure 02 incorpora os mais recentes avanços tecnológicos em robótica “Estamos entusiasmados em revelar o Figure 02, nosso robô humanóide de segunda geração, que recentemente completou testes bem-sucedidos na fábrica do Grupo BMW em Spartanburg.
A Figure 02 apresenta avanços técnicos significativos, que permitem ao robô realizar uma ampla gama de tarefas complexas de forma totalmente autônoma”, afirma Brett Adcock, fundador e CEO da Figure. Segundo a empresa californiana, o Figure 02 é o robô humanóide mais avançado do mundo atualmente disponível no mercado. A combinação de mobilidade bípede e destreza avançada significa que a Figure 02 é ideal para uso em áreas com processos fisicamente exigentes, inseguros ou repetitivos, melhorando assim a ergonomia e a segurança dos associados. A Figure 02 possui três vezes o poder de processamento de seu antecessor, comunicação de voz aprimorada, melhores câmeras, microfones e sensores, uma bateria de alto desempenho e mãos em escala humana de quarta geração com 16 graus de liberdade por mão e força equivalente à humana.
O robô é capaz de executar tarefas semelhantes às humanas e com as duas mãos, exigindo manipulação variada e dinâmica, preensão complexa e coordenação de ambas as mãos em uníssono. Ele é capaz de posicionar diversas peças complexas com precisão medida em milímetros e pode caminhar dinamicamente aproveitando a eficiência do design do robô. Atualmente, não há robôs Figure AI na fábrica do BMW Group em Spartanburg, e não há um cronograma definido estabelecido para trazer os robôs Figure para a fábrica. O BMW Group continuará a trabalhar com a Figure para captura de dados e recursos de treinamento para os robôs Figure02.