No início da década de 1970 os resultados financeiros da divisão de motos da BMW eram desanimadores. Tudo indicava que a BMW não conseguiria fazer frente à concorrência japonesa com seus motores multicilindros e avanços tecnológicos.
Chegou-se, inclusive, a considerar o encerramento da divisão de motocicletas.
Quem conta isso é Robert Lutz, que uniu-se à BMW em 1971 como executivo de vendas do setor de automóveis.
Lutz, entretanto, era, e ainda é, fascinado por motocicletas e logo identificou quais eram os problemas da divisão de motos e soube o que tinha de ser feito para por as coisas nos eixos.
Decidiu desenvolver uma nova motocicleta, que mostrasse ao mundo o compromisso da BMW com as *duas rodas* e que se tornasse impactante e estabelecesse um novo nível de excelência. É aí que entra Hans Luth, que desenvolveu principalmente o estilo da R90S, algo venerado até hoje.
A fantástica R90S foi criada, as vendas dispararam e colocaram a BMW de novo no topo, e o resto é história.
Motor boxer de 898cc e 67HP, freios a disco duplos dianteiros, carburadores esportivos Dell’Orto, tanque de 24 litros, velocidade máxima de 200km/h, uma mini carenagem com instrumentos (voltímetro e relógio), algo até então nunca visto, a R90S deslumbrou o mercado e até hoje é um dos mais importantes marcos na história do motociclismo.
Uma campanha de corridas muito exitosa obviamente também contribuiu para sua popularidade.
A divisão de motocicletas ganhou novo impulso e não mais parou de crescer, se desenvolver e inovar.
Por tudo isso, não importa o modelo de BMW que você use hoje… você deve agradecer a Bob Lutz por sua visão e capacidade de antecipar o futuro. E agradecer à R90S. Bob tem 82 anos atualmente e ainda roda de moto e possui uma bela coleção de motocicletas BMW em sua garage.
A R90S, neste ano de 2014, completa 40 anos.
Comprei a minha R90S em 1975, ainda no caixote, e até hoje, ao andar nela, sinto a mesma emoção de quando pela primeira vez dei a partida e acelerei essa fantástica motocicleta.
(adaptado de Todd Trumbore por Fernando Costa)